Hoje o mercado oferece algumas formas de viabilizar a logística do seu delivery. Você pode optar por montar uma logística própria ou terceirizar esse tipo de serviço através de plataformas de entrega. Cada opção tem suas particularidades, grau de dificuldade, prós e contras:
Logística Própria
Decidir montar um processo de logística própria é mais vantajoso para empresas que trabalham com um volume maior de entregas, que conseguem cobrir toda estrutura que esse modelo de operação demanda e que estejam bem consolidadas no mercado.
O grande ponto é a contratação da equipe. Existem dois meios possíveis hoje no país.
Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), considerado o meio mais simples, o entregador fará parte do seu quadro de funcionários, tendo todos os direitos e garantias previstos em lei.
A maior vantagem da logística própria, é que você consegue saber como realmente seu produto vai chegar para o cliente. O nível de personalização da experiência, padronização do atendimento e controle de qualidade é muito maior, pois existe a possibilidade de você treinar sua equipe.
Plataformas de entrega
Existem empresas que terceirizam todo o serviço de entrega através de plataformas. Este tipo de serviço é vantajoso para o empreendedor quem não tem tempo para investir na viabilização da logística própria, e que não tem previsibilidade do volume de vendas. As empresas conseguem entregar um ótimo conhecimento e experiência dentro deste tipo de operação, além de automatizar o processo de entrega dos pedidos.
A experiência e a automatização da operação se alia com a tecnologia, visto que a maioria das empresas que presta a terceirização do serviço de delivery oferece funcionalidades voltadas ao controle das entregas e acompanhamento dos entregadores ao vivo por um mapa.
Algumas opções disponíveis no mercado são:
Cada uma dessas empresas atendem determinados estados e tem sua precificação padronizada. Além disso, as plataformas conseguem concentrar e compilar números da sua operação que serão importantes no final do mês ou na hora de avaliar seu próprio serviço.