fbpx
Tendências para restaurantes: O que vai bombar em 2021?

Tendências para restaurantes em 2021? Temos!

É certo, 2020 foi um ano único, trouxe uma pandemia mundial, e diversas mudanças no comportamento da população. Porém, ele está chegando ao fim, e o tão esperado 2021 está batendo na porta, com uma grande expectativa de superar o ano anterior.

Para começar bem o ano, é muito importante planejar e estar antenado ao que o mercado indica. Por isso, listamos as principais tendências para bares e restaurantes em 2021.

Se você é empreendedor, não pode deixar de conferir a lista a seguir:

#1 Delivery próprio

O consumidor tem valorizado cada vez mais, a praticidade e economia de tempo para realizar as suas refeições. Tornando o serviço de delivery essencial para bares e restaurantes.

Nesse contexto, surgem as grandes plataformas de entrega, permitindo a qualquer empreendedor, colocar este serviço de pé. Em contrapartida, elas cobram taxas abusivas, que em alguns casos pode chegar a até 30%, que fazem muita falta no bolso no final do mês.

Por isso, uma tendência para 2021, é o empreendedor optar em iniciar, ou alavancar o seu delivery próprio. Como uma maneira de fugir das altas taxas das grandes plataformas de entrega, garantindo um lucro maior para o seu negócio.

#2 Grandes plataformas de entrega como estratégia de marketing

Apesar das taxas abusivas cobradas, as grandes plataformas de entrega são uma excelente vitrine. Investem milhões e milhões de reais em marketing para atrair o consumidor final. Ou seja, uma parcela dos seus clientes estarão ali. E por consequência você também precisa estar.

Porém, você deve ter uma atenção especial às finanças, e uma estratégia interessante é considerar essas plataformas como um investimento em marketing.

Portanto, olhe para o seu cardápio com um olhar crítico:

  1. Qual a margem de lucro de cada produto?

  2. Qual produto eu quero divulgar?

  3. Como eu diferencio meu delivery próprio? Através de produtos exclusivos, condições especiais?

O seu cardápio completo não precisa ser disponibilizado em todos os canais de venda, entenda quais produtos se encaixam melhor no contexto de cada canal.

Além disso, os cupons que essas grandes plataformas disponibilizam, são uma ótima estratégia de atração de clientes! Só não esqueça da retenção destes. Uma maneira interessante é colocando mimos, e mensagens nas embalagens incentivando o cliente a conhecer seu delivery próprio.

#3 Experiência em casa

Por muitos anos uma experiência diferenciada de compra era diretamente vinculada ao físico, a decoração, localização, música, iluminação e atendimento.

A pandemia nos isolou. Mas não mudou o fato do cliente estar cada vez mais exigente, e buscando uma experiência diferenciada.

Porém, agora ela se transforma em uma experiência em casa, através da entrega. Seja o cliente estando sozinho, ou acompanhado de familiares e amigos.

Tendo alguns fatores que fazem a diferença:

  • Apresentação dos pratos nas embalagens, assim como o design destas;

  • Tempo da entrega, e acompanhamento do status ou motoboy;

  • Qualidade do produto após entrega;

Pensando nisso, mostre nas suas redes sociais como o seu cliente consegue fazer uma mesa diferenciada. O seu produto harmoniza com o quê? Vinho, cerveja? Sugira complementos que tragam uma experiência mais completa.

Como escolher a melhor embalagem para seu restaurante.

Além disso, muitos consumidores têm se aventurado na gastronomia, aprendendo a cozinhar. Então, crie um kit com itens que permita o seu cliente preparar o prato favorito do seu restaurante.

Kit hamburger em casa @undergroundhamburgers
Kit hamburger em casa @undergroundhamburgers

#4 Migração para áreas mais isoladas

Outra mudança que a pandemia nos trouxe é a população valorizar mais o espaço onde mora, por justamente passar mais horas em casa.

Por isso, muitas pessoas realizaram o até então sonho, de morar perto da praia, perto do campo, em contato maior com a natureza. Claro que é um gosto pessoal, pois muitas pessoas continuam nos centros urbanos.

Porém, uma tendência para 2021, é a migração das áreas urbanas para áreas mais isoladas. Logo, o seu estabelecimento precisa ficar atento aonde os seus clientes fiéis estão, e quem sabe a expansão da área de entrega seja uma estratégia interessante.

#5 Consumidor exigente no salão físico

A população desenvolveu um novo hábito, o cuidado com a higiene e no contato com pessoas desconhecidas. Mesmo com o fim da pandemia, é uma tendência que esse cuidado permaneça.

Logo, uma parcela dos seus clientes, provavelmente, ainda vai querer uma mesa com distanciamento. E quem sabe, por esse motivo o seu negócio não receba a mesma quantidade de clientes que recebia antes de pandemia.

Pensando nisso, crie uma dinâmica de reservas ou lembre o seu cliente de se comunicar com sua marca, para evitar frustrações, como ele ficar sem mesa.

Além, é claro, de manter as medidas de higienizações que 2020 nos deixou careca de saber.

#6 Diferentes métodos de pagamento

No final de 2020, o Pix foi lançado, e se tornou o novo meio de pagamento instantâneo, criado pelo Banco Central.

Na medida que o Pix for inserido na vida das pessoas, existe uma tendência de uma parcela dos seus clientes terem uma grande familiaridade com esse método de pagamento.

Ao criar o hábito de realizar tudo pelo celular, quem sabe o seu cliente pode esquecer o cartão de crédito em casa.

O seu negócio está preparado para o Pix?

Além do Pix, o Picpay tem crescido cada vez mais no Brasil, outro método de pagamento através do celular. Nele cada transação gera vantagens para o seu cliente.

Por isso, é muito importante que o seu negócio esteja preparado, garantindo que o cliente tenha como pagar, sempre! E principalmente, como for melhor para ele.

Tendências restaurante - Pagamento Online
Tendências restaurante - Pagamento Online

#7 Comunicação personalizada com os clientes

O fato do seu cliente estar mais em casa, ou em locais isolados, torna mais desafiador a construção de um relacionamento. Tornando os canais online seus principais aliados.

Não apenas os seguidores das suas redes sociais, mas garantir que você saiba quem é o seu cliente, fiel, que sempre compra contigo, seja no delivery próprio ou nas grandes plataformas de entrega.

Por isso, ter um banco de dados, e uma ferramenta de comunicação nunca se mostrou tão importante. Os empreendedores que já tinham essas ferramentas conseguiram se comunicar de uma forma mais assertiva quando a pandemia estourou.

Mas não se preocupe, você pode contar com a ajuda da Zygo para começar 2021, construindo o seu banco de dados, isso vai te permitir se comunicar de forma direta com o seu cliente, no aniversário dele, ou quando ele não volta, por exemplo.

#8 Capacidade de reação dos empreendedores

Por fim, é importante também falarmos dos empreendedores. O ano de 2020 ensinou que precisamos agir muito rápido, e sempre estarmos atentos ao cenário externo.

Por isso, é uma tendência para o ano de 2021, empreendedores cada vez mais criativos, atentos ao mercado, as notícias, as tecnologias, permitindo uma capacidade de reação as adversidades cada vez mais rápida.

Claro que toda crise trará impactos, porém a capacidade de reação após uma crise como essa enfrentada em 2020 deixará grandes aprendizados para os próximos anos.

Esperamos que as tendências apresentadas ajudem o seu negócio, tragam um olhar sensível a cada ponto, para que você entre em 2021 com o pé direito.

Conte sempre com o apoio da Zygo na jornada do seu negócio.

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.