fbpx
restaurante no mundo físico

Seu restaurante no mundo físico

Existe um conceito consolidado sobre a operação de restaurantes no mundo físico. Ele se baseia em 5 pilares, e aqui na Zygo chamamos esse conceito de pentágono dos restaurantes.

Vamos te explicar como usar esse conceito para oferecer a melhor experiência para seu cliente no mundo físico.

Qual a estratégia do seu restaurante? Pense bem nisso, tire alguns minutos para fazer isso pois a sua estratégia vai guiar a maneira como você encara cada pilar do pentágono.

Já pensou? Então vamos lá!

Os pilares do pentágono são os seguintes:

1. Produto


2. Local


3. Valor


4. Pessoas


5. Comunicação

pentágono do varejo

Produto

Tanto no mundo físico quanto no mundo digital, seu produto é a coisa mais importante do seu restaurante. Se você não tiver uma boa comida não vai cativar seus clientes. 

Capriche no seu prato principal, crie uma receita e siga ela para facilitar a padronização. É importante que sua comida tenha consistência em apresentação e sabor para não decepcionar seus clientes.

Tenha diferentes opções de texturas e sabores, para que você possa oferecer acompanhamentos e complementos para cada prato. Afinal, ninguém gosta de comer sempre a mesma coisa. 

Local

A localização do seu restaurante influencia muito na sua operação. O local do ponto define o tipo de público que estará ao redor, os clientes que estarão dentro do seu raio de entrega e etc.

Além do ponto, o ambiente e a organização do espaço do seu restaurante são aspectos determinantes na experiência dos clientes.

Evite colocar o caixa em locais de passagem, pois as filas podem atrapalhar a operação. 

Cuide da iluminação do ambiente, da iluminação, da temperatura e odor e etc.

Pense com cuidado sobre a disposição dos móveis, cores, texturas e tamanho.

Se preocupar e melhorar tudo isso vai fazer com que a experiência dos seus clientes seja cada vez melhor.

Valor

Valor é diferente de preço. 

O valor está associado a autoridade da sua marca, ao seu serviço, seu ambiente e qualidade do produto.

O preço é de fato quanto você cobra por ele. 

Quanto mais valor você gerar com seu produto maior poderá ser o preço. Seus clientes não vão se importar em pagar mais caro por um  produto de alto valor.

Tenha produtos de diferentes valores, existem diversas técnicas de precificação. Produtos mais caros que destoam da média podem trazer a sensação de que os outros valem mais a pena, por exemplo.

E use os centavos ao seu favor. Produtos que custam R$19,90 tem um impacto visual muito menos do que produtos que custam R$20,00, mesmo que a diferença seja apenas 10 centavos.

Pessoas

Falando sobre pessoas no pentágono,  temos dois tipos: Público alvo e funcionários

O seu público alvo deve estar bem definido, e precisa estar em sintonia com sua estratégia. Lembra que falamos para pensar bem nela no começo?  

Olha só esse exemplo: 

O público alvo do seu restaurante são estudantes universitários.

Seu produto deve ser algo de rápido preparo, afinal estudantes geralmente têm pouco tempo durante sua jornada diária.

Seu local deve estar próximo a alguma universidade, e não precisa ser muito refinado.

Você deve agregar apenas o valor necessário ao seu produto, pois estudantes buscam preços mais acessíveis, seu preço deve estar de acordo. Certo?

Entendeu porque sua estratégia deve estar alinhada com todos seus pilares!

Ótimo! 

Agora vamos falar sobre seus funcionários. 

Capacitação é o ponto chave para ter boas pessoas no seu restaurante. 

Realize treinamentos, reuniões mensais e tente deixar todos alinhados, afinal está todo mundo no mesmo barco.

Estabeleça as regras do dia a dia da operação, defina os papéis de cada um, entregue uma descrição do cargo com as atividades que devem ser feitas por eles.

Sua equipe está em contato direto com seu cliente. Seus funcionários devem representar seu restaurante em todos os aspectos. Seja o mais profissional possível com eles, para que eles sejam assim com seus clientes também.

Comunicação

 A comunicação é muito poderosa. Ela completa o ciclo do pentágono dos restaurantes.

Se comunique com seus clientes toda a semana se possível. Quando eles te visitarem. Por mensagens, e-mail, redes sociais. Vale tudo para se conectar com seus clientes.

Fazer comunicações toda semana ajuda seus clientes a lembrarem do seu restaurante. E quando eles lembram do seu restaurante as chances de eles voltarem mais rápido para comer lá aumenta. E por consequência é provável que seu faturamento aumente também.

Uma boa comunicação vai amplificar todos os seus pontos fortes, e ajudar a entender quais são seus pontos fracos.

Escute seus clientes, mande ofertas para eles, procure saber quais são as coisas que eles mais gostam e as coisas que eles não gostam tanto.

Conclusão

 Gostou do conceito do pentágono? Vamos trazer esse conceito mais vezes aqui no nosso Blog. Se tiver alguma dúvida específica deixe nos comentários que vamos te responder em breve.

Foque no produto, tenha um local bacana, treine e seja empático com sua equipe, e se comunique muito com seus clientes. Assim seu restaurante vai decolar rapidinho.

Artigos relacionados

Leave a Comment

Últimos artigos

restaurante no mundo físico

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.