fbpx
Cliente digital

Seu cliente está no mundo digital, e o seu restaurante?

É fundamental para seu restaurante ter uma boa comunicação com seus clientes no mundo digital. Se você já tem um bom produto e um bom atendimento, a comunicação será seu grande diferencial. Por isso vamos te mostrar o modelo Zygo, para seu restaurante ter o melhor do mundo digital de um jeito fácil.

Aqui na Zygo, entendemos o “mundo digital” como todo o ambiente online. Onde seu cliente compra e decide o que comprar.

Como está seu restaurante no mundo digital hoje?

Preparamos uma lista de perguntas para te ajudar a entender se você está aproveitando todas oportunidades do mundo digital:

  • Seu restaurante tem conta nas redes sociais?
  • Faz publicação toda semana?
  • Seu restaurante aparece na primeira página do Google escrevendo a pergunta “Restaurante + (sua cidade)”?
  • Tem delivery?
  • Está presente em sites de compras em grupo?
  • Divulga pelo WhatsApp?
  • Está presente no TripAdvisor?
  • Tem programa de fidelidade?
  • Responde os comentários dos seus clientes?
  • Tem dados de contato de seus clientes?
  • Manda as ofertas certas para os clientes certos?
Se sua resposta foi “SIM” para todas as perguntas acima, você está no caminho certo. Parabéns!

Porquê meu restaurante precisa estar no mundo digital?

A cada ano que passa mais pessoas tem acesso a internet, no Brasil 65% da população acessa todo dia. Usamos o mundo digital para muitas coisas. Entretenimento, educação, comunicação e compras. Sim, muitas compras, 9 em cada 10 brasileiros já fizeram uma compra online.

clientes restaurante mundo digital

Entre as muitas coisas que as pessoas compram na internet, está a comida, o mercado de delivery de comida movimenta R$11 bilhões por ano só no Brasil.

Estudos apontam que o Brasil possui o segundo maior potencial de transformação digital do mundo. Essa posição se dá pelo fato de que, enquanto a maioria das empresas de países desenvolvidos já tem uma cultura digital enraizada, nosso mercado ainda não está muito avançado no digital, por isso estamos muito mais sujeitos a obter resultados com a transformação digital.

Quando falamos de restaurantes, a oportunidade é maior ainda. Hoje poucos estabelecimentos que vendem comida tem um bom desempenho no mundo digital.

Reflita: Quantas pessoas você conhece que não tem um celular, conta em redes sociais, e-mail e etc? Quanto tempo você passa online por dia?

O que é o mundo digital para um restaurante?

O modelo Zygo para seu restaurante aproveitar todas as vantagens do mundo digital é: Apareça, Cadastre e Engaje.

Vamos te mostrar o que é o mundo digital para um restaurante e o que é fundamental fazer em cada um dos passos desse modelo:

1. Apareça

Para seu restaurante aparecer no mundo digital é muito importante ter:
  • Conta em Redes sociais(Instagram, Facebook e etc)
  • Site próprio
  • Conta no Google Meu Negócio
  • Conta no TripAdvisor
  • Aplicativo ou site de delivery
  • Oferta em sites de compra coletiva

Se você não tem conta nas redes sociais, faça isso o mais rápido possível! Facebook e Instagram são as redes sociais que tem mais acessos no mundo!

Seus clientes buscam diversas coisas no mundo digital, então é importante que seu restaurante seja encontrado de maneira fácil quando alguém fizer uma busca relacionada ao seu negócio. Para isso, existem algumas técnicas, como: uso de palavras-chave em seu site, ter alto engajamento nas redes sociais, anúncios pagos, etc.

Quando alguém usa o Google Maps para encontrar um restaurante próximo, ele traz resultados da busca de acordo com a localização caso esse recurso esteja habilitado no navegador, por isso é importante que seu restaurante tenha uma conta no Google Meu Negócio com seu endereço atualizado. Essa pode ser uma ferramenta poderosa para atrair clientes que estejam buscando uma opção de alimentação perto de você.

Teste como seu restaurante está em relação a concorrência nesse sentido, pesquise no Google a palavra restaurante + (a cidade/bairro onde você está localizado) e veja os resultados.

2. Venda

A venda é o resultado da sua presença no mundo digital, e acontece de várias formas.

O seu cliente pode:

  • Te encontrar pelo Google, redes sociais ou outros sites, ligar ou enviar mensagens procurando reservas e informações gerais.
  • Comprar diretamente pelo seu site ou conta na rede social.
  • Visualizar seu endereço no Google, redes sociais ou outros sites e visitar o seu restaurante.
  • Receber comunicações no celular via WhatsApp ou SMS que convidem ele para seu restaurante.
  • Realizar pedidos via WhatsApp.
  • Comprar via aplicativos e sites de delivery de comida(Ifood, Rappi, Delivery much, etc).
  • Comprar via sites de compras coletivas(Peixe urbano, Groupon, etc).
Para seu restaurante vender mais, facilite a vida do seu cliente. Faça com que seu produto possa ser encontrado de forma fácil no mundo digital, dê a possibilidade do cliente pagar de várias formas, faça ofertas direcionadas para públicos específicos, ofereça vantagens e benefícios e esteja presente em todas plataformas que seu cliente usa. O objetivo aqui é fazer com que mais pessoas provem seu produto, atraindo mais clientes para seu restaurante e consequentemente, vendendo mais

3. Engaje

Conhecer todos seus clientes pessoalmente fica cada vez mais difícil conforme seu fluxo aumenta. Com um sistema de cadastro você terá todas as informações dos clientes em um único lugar, facilitando o relacionamento e a interação com eles.

Se você tiver informações como: Nome, telefone, endereço, e-mail, data de aniversário e preferências. Você pode separar seus clientes em categorias como: Clientes vegetarianos, clientes que moram perto e etc.

Separe seus clientes para poder criar comunicações personalizadas, relevantes e direcionadas para cada tipo de cliente.

Você pode cadastrar seus clientes de várias formas:

  • Companion
  • Planilhas(Excel, Google Planilhas e etc)
  • PDV (Sistema de controle de caixa)
  • Agenda
  • CRM (Sistema de gestão de clientes)

O ideal é cadastrar seus clientes em uma plataforma que permita se comunicar com ele, analisar os resultados de suas campanhas e do seu restaurante, como o Companion por exemplo. Assim você ganha mais tempo e deixa seu trabalho mais fácil.

Uma das formas mais eficientes para coletar esses dados, é pedir no momento do pagamento no caixa.

Se você pedir os dados do seu cliente para cadastrar ele em seu programa de fidelidade, as chances de ele passar todos os dados vai crescer muito!

É interessante oferecer alguma recompensa para seu cliente passar seus dados para você, algo simples, como uma bebida grátis ou algum produto de baixo custo.

Por isso recomendamos o uso do Companion com ele você coleta os dados do seu cliente em poucos segundos, sem atrapalhar sua operação ou gerar filas, e já tem um programa de fidelidade integrado.Co

Veja como fazer uma estratégia de engajamento completa:

1. Cadastre seus clientes e apresente seu programa de fidelidade.

2. Mantenha os dados de seus clientes sempre atualizados, você pode fazer isso pedindo que eles atualizem seus cadastros no programa de fidelidade.

3. Separe seus clientes cadastrados de acordo com idade, sexo, preferências e comportamento de consumo.

4. Se comunique com eles, oferecendo ofertas que sejam relevantes e personalizadas para cada tipo de cliente.

5. Pergunte como foi a experiência deles, o que eles gostaram e o que você poderia melhorar. Demonstrar interesse genuíno pelo seu cliente é a melhor forma de fidelizar ele. Quem não gosta de ser realmente ouvido e bem tratado?

Você pode fazer tudo isso de muitos jeitos. Mas o jeito mais fácil é com o Companion.

Conclusão

A transformação digital já é uma realidade, aproveite as oportunidades que estão no mundo digital para aumentar atrair mais clientes e ter ainda mais sucesso com seu restaurante.

Acompanhe as mudanças, foque no seu produto, na experiência do seu cliente e deixe que o Companion cuida de tudo que o seu restaurante precisa no digital.

Artigos relacionados

1 Comment

Leave a Comment

Últimos artigos

restaurante no mundo físico

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.