fbpx

Com o fechamento ou restrição do funcionamento dos estabelecimentos devido à pandemia do COVID-19, o delivery se tornou uma alternativa para os empresários manterem sua operação de pé. (Confira nosso guia com 8 dicas para começar uma operação de delivery).

Este movimento foi feito por diversos estabelecimentos e, consequentemente, a concorrência ficou mais acirrada nas plataformas.

Com tantas alternativas para o consumidor pedir em casa, é preciso criar diferenciais para sua marca, e as estratégias de divulgação são as principais aliadas para isso. É muito importante conseguir um bom volume de acessos na sua página de delivery, e claro, os transformar em novas vendas. Pode parecer difícil, mas é bem mais fácil do que se imagina, é só seguir as dicas a seguir:

1. A primeira impressão do seu produto importa, e muito

O seu cliente está em casa, não tem o olfato e tato para proporcionar esta experiência que o leve a compra. A principal arma para a vitrine do seu delivery é o visual. Muitas vezes escutamos a expressão que “as pessoas comem com os olhos primeiro”, e é isso mesmo.

  • Coloque fotos atrativas nos seus produtos

Nada como um cardápio visual bonito para encantar o seu cliente!

  • Descreva seus pratos

Uma pesquisa publicada na The New York Times mostra que o cliente tende a se sentir mais satisfeito e a achar a comida mais saborosa se ele leu antes a descrição, não apenas dos ingredientes, mas se é um prato especial do cardápio ou regional, por exemplo. A pesquisa traz que esta iniciativa representou um aumento de 27% nas vendas. E além disso, o cliente se sente mais seguro sabendo exatamente o que esta comprando. Ou seja, faça a propaganda dos seus pratos e passe segurança.

2. Garanta o que o cliente considera o básico

As pessoas estão cada vez mais exigentes e impacientes, então muito cuidado para não enviar clientes para a sua concorrência.

  • Atenção no recebimento dos pedidos

Quando um cliente tenta se conectar com o seu estabelecimento, na maioria das vezes ele não vai esperar mais de 5 minutos para ter uma resposta. Ele irá buscar outro estabelecimento.

Então esteja muito atento a todos os canais de pedidos que você possui. Nas plataformas de delivery que você tem, garanta que o painel de pedidos esteja aberto e a aprovação deles seja o mais rápido possível.

  • Atualização de status e tempo de entrega

O cliente gosta da informação de como está seu pedido, quando o produto sair para entrega não esqueça de atualizar a plataforma ou informá-lo. O tempo de entrega que você informou será a expectativa dele, então muito cuidado para que ela seja cumprida e não gere nenhuma decepção.

  • Erros ou problemas na entrega

Os clientes ficam muito irritados quando recebem comidas com algum problema (mexida, fria, murcha), mas às vezes isso pode acontecer, então garanta que você disponibilizou um número de telefone ou canal de contato para o cliente deixar o seu feedback, escute e busque reverter a experiência negativa.

3. Abuse de combos e promoções

Todo mundo gosta de vantagens. Principalmente pelo cenário de crise que estamos passando, todos querem a sensação de que estão ganhando algo, que estão fazendo um “bom negócio” e economizando dinheiro.

Combos são uma ótima estratégia para aumentar o ticket médio do seu cliente (gasto médio individual por compra), melhorar a sua margem e permitir que ele experimente mais produtos do seu cardápio.

Dar uma identidade para o seu combo deixa ele mais interativo, como o Rosarito Taqueria tem feito na plataforma Delivery do Bem, com a criação dos “Combos do Bem”.

Promoções são ótimas para atrair novos clientes e quanto mais agressivas melhor! O Burguer By The Church criou uma promoção no Delivery do Bem, onde na compra de qualquer hambúrguer o cliente ganha uma cerveja Budweiser.

4. Divulgue, divulgue e divulgue muito nas suas redes sociais!

Tenha uma forte presença onde o seu cliente está. Hoje em dia, todas as pessoas estão online, seja no Instagram, Facebook ou Twitter, por exemplo. Os seus clientes já seguem suas redes sociais hoje? Você precisa responder essa pergunta para garantir que você está se comunicando com eles.

Incentive o seu cliente a te seguir, afinal, um cliente satisfeito é o seu principal promotor! Faça sorteios com combos muito atrativos em que o seu cliente deve marcar 3 amigos para seguirem as suas redes sociais e compartilharem. Talvez estes amigos até já sejam seus clientes, só não te seguiam ainda. É uma boa estratégia para continuar alavancando suas redes sociais e, consequentemente, suas vendas.

  • Coloque o link do seu delivery na bio (descrição) do seu Instagram

Foi assim que o Trabuca Bar fez para divulgar o Delivery do Bem e seus Gift Cards, ele utilizou o Linktree que permite compartilhar vários links na bio.

  • Faça stories diariamente

Todo dia, lembre o seu cliente da sua marca, somos bombardeados por muitas informações e as esquecemos muito rápido, então se comunique! Seja para comunicar uma promoção, uma novidade no cardápio, reforçar um comunicado ou lembrar o seu cliente de consumir no seu delivery.

Caso você já esteja dentro do Delivery do Bem, no instagram @delivery.do.bem colocamos algumas artes prontas no destaque #DivulgaDDB, caso você queira usar o modelo, fique a vontade para tirar um print e usar.

  • Salve destaques nos stories

O Moochacho resolveu destacar sua plataforma favorita e também falar do takeaway.

Destaque de stories no instagram do Moochacho

5. Use mídias pagas

Diferente do que muita gente imagina, você não precisa de um grande investimento em marketing para fazer anúncios pagos nas suas redes sociais. Principalmente considerando o potencial de alcance de público que as plataformas possuem.

O que você precisa é de iniciativa, conhecimento básico e uma possibilidade de investimento, que varia de acordo com os seus objetivos. Mas com R$15,00 reais, por exemplo, você já consegue alavancar a sua marca por uma semana.

Quando você utiliza mídia paga, existem 6 indicadores que você precisa ficar atento:

  • Quanto você investiu (orçamento).
  • Período de tempo.
  • Alcance (quantos usuários viram o seu anúncio).
  • Impressões (total de vezes que o seu anúncio foi visto – um usuário pode ver seu anúncio 5x, por exemplo).
  • Cliques (conversão que leve a sua página de delivery, por exemplo).
  • Estimar conversão em vendas (de todos os cliques que acessaram a página, estima-se que 10% viraram venda, por exemplo).

Separamos alguns materiais para te ajudar. O Facebook for Business desenvolveu este Guia Iniciante de como gerar anúncios e recomendamos este curso de Marketing Digital da ABRASEL.

6. Aceite diversas formas de pagamento

Divulgue as suas formas de pagamento tradicionais e, se possível, aceite o pagamento por vale refeição, pois isso torna-se um diferencial para o cliente realizar o pedido. No Delivery do Bem, esta forma de pagamento é permitida.

Em tempos de crise as pessoas são mais cuidadosas com suas finanças, e por estarem em casa, tendem a não gastar o seu vale refeição, como costumavam fazer antes no restaurante ao lado do trabalho. Sendo então uma oportunidade para pesar menos no bolso do cliente e possibilitar mais vendas para o seu estabelecimento.

Outra forma de pagamento que está muito em alta é o cashback online, ou seja, a possibilidade do consumidor receber o seu dinheiro de volta é um grande ganho financeiro.

O Delivery do Bem iniciou uma parceria fantástica com a Ame Digital, onde a cada compra o cliente recebe 40% de cashback (limitado a R$ 30). E sem custar nada a mais para o dono de restaurante! O dinheiro que o cliente recebe de volta, pode ser utilizado para realizar transferências, colocar crédito no celular, fazer pagamentos e até novas compras. Traz muita facilidade para o dia a dia.

7. Fidelize os seus clientes

Manter um cliente fiel pode ser cinco vezes mais barato do que conquistar um novo, sendo que eles chegam a responder por até 65% de todas as vendas, de acordo com o consultor de marketing Philip Kotler.

  • Saiba quem é o seu cliente

É fundamental você conhecer o seu cliente, ter o contato dele e acompanhar o seu comportamento de compra. Hoje as grandes plataformas de delivery não disponibilizam o contato do cliente e você não consegue saber se ele é ou não fiel a sua marca.

Então, busque atrair os seus clientes para a sua própria plataforma de delivery ou o Delivery do Bem, que além de ser 100% gratuito, te fornece estas informações. Afinal, são os seus clientes!

  • Tenha um programa de fidelidade digital e faça comunicados

Você possuir um programa de fidelidade digital, onde a cada compra o cliente acumula pontos e pode trocar por recompensas, pode ser um diferencial para atrair o seu cliente e aumentar a sua recorrência. A Zygo, tem a melhor ferramenta de fidelização de clientes para restaurantes.

Durante a crise, a Pop Pizza tem dado pontos em dobro no seu programa de fidelidade para os seus clientes que tem realizados pedidos.

Além do programa de fidelidade, busque uma ferramenta que te permita enviar promoções direcionadas, vouchers e comunicados, por SMS e e-mail por exemplo. Que tal enviar uma promoção especial para os clientes que não pedem há 30 ou 60 dias? Ou enviar um feliz aniversário com uma promoção especial para aquele cliente que sempre pede contigo? Se comunicar com o seu cliente é fundamental, então tenha muita atenção a isso.

Espero que as dicas ajudem, boas vendas!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.