fbpx
marketing burger king

Ser a 3ª maior rede de fast food do Brasil não é para qualquer um. Com uma estratégia de crescimento acelerado, bem planejada e executada o Burger King se tornou, atualmente, a preferência de +33% da população brasileira quando o assunto é hambúrguer. Conhecida como “rainha” da viralização, a marca é conhecida por mais de 95% dos brasileiros!

Mas o que será que eles fizeram para chegar até lá? Um mar de dinheiro é suficiente? O que o seu restaurante pode aprender com eles?

Neste artigo buscaremos responder a tais perguntas de forma bem prática. Sendo assim, separamos 5 lições simples, mas valiosas, que podem colocar seu restaurante em um novo patamar!

  • Quem não arrisca, não petisca.

  • Seus clientes são seus maiores ativos.

  • Social é Pop.

  • Dado é o novo petróleo.

  • Sem planejamento, sem resultado.

#1 - Quem não arrisca, não petisca!

Para entender este primeiro ponto, é fundamental olhar para os níveis mais elevados da administração da empresa. Fernando Machado, o chefão de marketing do BK comentou em uma entrevista à revista Fast Company

“Nós não somos a maior marca do mercado, então tudo que fazemos precisa contar”

Essa fala exemplifica bem o conceito de diferenciação da empresa, ou seja, eles simplesmente não podem fazer “mais do mesmo”. Sendo assim, a marca aposta em um posicionamento significativo, abordando temas como o voto em branco, monogamia e, principalmente, apoio a comunidade LGBT.

E o seu restaurante com isso?

Bom, sugiro que de uma olhadinha agora mesmo no Instagram do seu restaurante e compare-o a outras marcas do seu segmento. Sentiu que eles são iguaizinhos? Então tenho uma notícia ruim para te dar…

Sair da caixa não é fácil, mas pode ser feito. Dessa forma, o jeito mais simples de começar é pensando: o que só o meu restaurante tem? Quais histórias só vocês viveram? O que os outros não tem coragem de falar ai na sua cidade?

#2 - Seus clientes são seus maiores ativos!

Lembra de nossa segunda pergunta lá no início do artigo: “Um caminhão de dinheiro é suficiente?”.

Bom, é claro que o investimento alto ajuda, mas nem de longe ele é o fator mais importante. Isso porque o maior ativo do restaurante para a atração de novos clientes é justamente o seu próprio público.

De maneira brilhante, o Burger King utiliza a opinião de seus próprios clientes em diversas peças publicitárias. Além de gerar identificação, este tipo de comunicação não apresenta custos altos e pode ser disseminado com facilidade por diversas redes sociais!

E o seu restaurante com isso?

Reflita sobre o seu público, quais perfis você encontra ali dentro? Jovens, idosos, famílias, casais…

Agora pense em seu restaurante e em determinada comunicação, que narrativa você deseja abordar? Uma data especial, um novo produto, uma promoção…

Pronto, assim é só encontrar a ligação ideal entre eles, surpreender seu cliente de alguma forma e captar a reação. Mais simples do que parece, né?

Lembre-se, em marketing tudo é sobre contar a história correta!

#3 - Social é pop!

O ideal seria que este 3º ponto nem existisse. Afinal, ações de caráter social não deveriam ser um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer marca.

No entanto, é fato que levantar bandeiras importantes se torna uma vantagem competitiva. E, novamente, o BK faz isso com maestria.

Sem medo de enfrentar tabus, o BK ganha diversos fãs das mais diversas classes sociais, etnias e opções sexuais.

E o seu restaurante com isso?

Se fossemos listar aqui o número de causas sociais que o seu restaurante pode apoiar, não caberia tudo neste artigo.

Portanto, olhe para a sua cidade/ comunidade, quais são as causas importantes que precisam de atenção por ai? Se seu restaurante não comporta um investimento financeiro significantivo, como é possível apoia-las?

#4 - Dado é o novo petróleo!

Quem não queria ter uma bola de cristal para saber onde investir o tão suado faturamento do restaurante?

Dá só uma olhada no que diz Pang Jie Cheng, coordenador de BI e Analytics do Burger King, em matéria do site Programmer’s:

“Nosso maior desafio era o entendimento das vendas, analisando as vendas pelos produtos versus transações. Tínhamos em mente de como precisava ser feito, mas aplicado na realidade ficou um pouco difícil, não sabíamos como chegar na solução”

E se eu te dissesse que este poder está muito mais próximo do que você imagina?

Usar dados para entender melhor as vontades do seu cliente e se antecipar às tendências é um pilar importantíssimo do BK. Somente com ele a marca consegue ter um timing perfeito para a produção e lançamentos de novas campanhas.

E o seu restaurante com isso?

O primeiro ponto a ser entendido é que você pode sim beber de muitas fontes que vão facilitar imensamente a sua vida.

A primeira, e mais simples, é o seu próprio cliente. Se você quer entender melhor como trabalhar as avaliações do seu público, nos temos um artigo completo aqui no blog sobre o tema.

A segunda forma é usar dados de terceiros, como o próprio Google. Dá só uma olhada nessa ferramenta gratuita que te apresenta os termos mais pesquisados atualmente, o Google Trends.

marketing burger king
imagem retirada do site programmers.com.br

#5 - Sem planejamento, sem resultado!

A última, mas não menos importante, lição de nosso artigo é sobre planejamento. Afinal, como uma rede deste tamanho consegue mergulhar em diferentes tendências que vem e vão tão rápido?

Isso só acontece porque toda a estrutura “por trás das cortinas”, já está montada, esperando apenas o protagonista. Isto é, imagine que para cada novo tema a ser abordado, toda uma estrutura de gravação, produção e distribuição do conteúdo tivesse que ser adaptada? Quanto mais tempo, menor a efetividade.

Por isso, as campanhas do BK, ainda q sobre diversos temas, seguem uma linha leve, se aproximam de entrevistas ou até “reality shows”, sem grandes pirotecnias, mas com uma mensagem que acaba de sair do forno.

E o seu restaurante com isso?

Depois de muito tempo você finalmente conseguiu ter uma baita ideia! Ela se conecta com o seu público, está em alta nas mídias e pode te render uma baita exposição. Só há um problema, você não tem nada para conseguir tira-la do papel.

Não sabe quais clientes convidar, não tem um cenário bacana, vai precisar pedir uma câmera emprestada…

Vamos combinar, até tudo isso ficar pronto, essa sua ideia já virou cinzas, não é?

Por isso o ideal é ter todo o planejamento bem feito e testado. Quando seu carro da comunicação precisar de uma arrancada, não tem como faltar gasolina!

Curtiu?

Para chegar longe é preciso pensar grande. Por isso, aprender com quem já arrisca (e petisca!) há anos, abre caminhos que a maioria dos donos de restaurante nem imagina existir.

O Burger King não é rei somente no nome, mas em toda a monarquia da internet!

Então se você estava ai se perguntando “O que diabos meu restaurante tem a ver com uma rede gigantesca?”, espero que este artigo tenha lhe ajudado a enxergar a resposta.

Investimento importa? Claro que sim. Mas lembre-se que existem dois ativos literalmente gratuitos que qualquer restaurante pode ter: clientes e criatividade!

Gostou deste artigo? Compartilhe com aquele amigo que precisa lê-lo agora mesmo.

Como sempre, boas vendas!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.