fbpx

O marketing boca a boca é uma estratégia que tem como foco principal a indicação das pessoas. Afinal, quanto mais gente falando e compartilhando a experiência que teve no seu restaurante, mais conhecida fica sua marca.

Atualmente, é a melhor forma para os negócios conquistarem clientes novos! Sendo mais eficiente que as publicidades tradicionais por dois grandes motivos: é mais persuasivo e direcionado.

Você sabia que um estudo da Word of Mouth Marketing Association provou que o boca a boca impulsiona, em média, 13% das vendas?

Uma das principais estratégias para deixar a sua marca na boca do povo é o Buzz Marketing, e é sobre ele que vamos falar hoje.

Mas se você não conhece esse termo, fique tranquilo. Vou te mostrar agora!

O que é Buzz Marketing?

É um conjunto de técnicas que utilizam as pessoas como principal canal para disseminar a mensagem que sua marca quer passar. E o melhor, faz com que elas realmente queiram falar do seu negócio.

O “Buzz” remete a um cochicho, zumbido e rumor. É a partir desses burburinhos que a sua marca entra nas conversas e discussões das pessoas no dia a dia.

Seja em casa, no trabalho ou até no mercado que elas vão ao fim do expediente, gerando comentários e opiniões sobre o seu negócio. Ficando assim, literalmente na boca do povo.

Ela tem o objetivo de fazer a sua marca ser vista no mercado. E é por esses burburinhos que o público presta atenção no seu restaurante.

De acordo com o publicitário Mark Hughes, existem 6 categorias de assuntos que despertam o interesse das pessoas. Eles funcionam como “botões” que atraem a atenção delas, a medida que são ativados.

Quer saber que assuntos são esses? Vem comigo que eu te conto.

Qual a importância do Buzz Marketing?

Atualmente, as pessoas estão cada vez mais compartilhando suas experiências e trocando opiniões, seja no trabalho, com a família e amigos ou nas redes sociais. Nesse sentido, vou te mostrar as principais vantagens do Buzz marketing:

1. Baixo custo

Você impacta muitas pessoas investindo pouco. Por mais que você tenha que fazer um pequeno investimento no início, como criar um produto novo, por exemplo.

Ao aplicar as técnicas do Buzz marketing de forma estruturada, você estimula os seus clientes a falarem do seu negócio ou de alguma campanha de forma natural e gratuita.

2. Confiança

Afinal, a maioria dos consumidores acredita na indicação de alguém próximo. O marketing boca a boca passa uma credibilidade enorme para o público. O que desperta o interesse pelo seu produto e a confiança de que vale a pena provar.

Segundo uma pesquisa feita pela Nielsen, 84% dos consumidores acreditam que a indicação e recomendação de amigos e familiares é a melhor e mais confiável.

3. Maior efetividade das campanhas

De acordo com McKinsey, a indicação do próprio consumidor gera mais vendas do que uma publicidade paga.

O fator confiança, gerado pelo marketing boca a boca, traz um diferencial para a sua publicação. Isso leva o consumidor a considerar sua marca de uma forma que os gastos com publicidade simplesmente não conseguem.

Quais são os assuntos do Buzz Marketing?

Tenho certeza que essas vantagens chamaram a sua atenção! Mas para colocar em prática o Buzz marketing, é necessário conhecer as principais formas de chamar a atenção do seu público!

Os 6 “botões”, que também podem ser chamados de assuntos ou gatilhos, segundo Mark Hughes são:

1. O tabu

O “botão” que é ativado quando se fala de um assunto proibido, temas polêmicos. Ele gera discussão sobre um determinado tema, onde as pessoas tendem a escolher um lado. Mas cuidado, você deve abordar assuntos controversos, mas não fora da lei.

Por exemplo, o Burguer King ativou esse gatilho quando anunciou o fim dos conservantes nos produtos do cardápio. Eles postaram um vídeo com o sanduíche mais famoso da marca mofando! A ação tinha o objetivo de mostrar que comida de verdade estraga.

2. O chocante

Quando esse gatilho é usado, ele impacta as pessoas e gera muitos comentários. Se voltarmos ao exemplo anterior, a ação do Burger King também ativa esse botão ao mostrar o hambúrguer mofado.

E o resultado? O vídeo tem mais de 2 milhões de visualizações no YouTube e inúmeros comentários nas redes sociais. Com essa campanha, a empresa ativou dois gatilhos e atraiu a atenção de muitos clientes!

3. O incomum

Está relacionado com algo que foge dos padrões. Ou seja, a campanha precisa ser revolucionária e fora do comum!

Imagine o que seria uma experiência nova e incomum dentro de uma pizzaria? Para a Heróis da pizza é ter os garçons fantasiados de personagens famosos.

Publicação do instagram @heroisdapizza

4. O extraordinário

Ele tende um pouco ao exagero e tem relação com algo especial, gourmet e exclusivo. Esse “gatilho” foi ativado pelo Chef Nusr Et ao fazer uma carne banhada a ouro. Impressionante, não é? 

Publicação do instagram @nusr_et

Muitos famosos foram experimentar a novidade, aumentando a quantidade de compartilhamentos e alcance do Chef e de seu restaurante! Essa ação também foi incomum e chocante, pois o prato trouxe um elemento que não é tão relacionado com a culinária.

5. O hilário

Para ativar esse “botão”, sua campanha precisa explorar o bom humor e fazer as pessoas rirem. Você pode abordar esse tema nas redes sociais ou na forma de interagir com a sua clientela, por exemplo.

O restaurante Mundo Animal é um ótimo exemplo de como engajar os clientes com o “botão” hilário. Em determinados horários, os garçons dançam com o personagem principal, o leão. Eles passam pelos corredores do restaurante interagindo com os clientes de uma maneira divertida e engraçada.

Publicação do instagram @euamomundoanimal

Esse é um momento muito esperado do restaurante, existem pessoas que vão até o local para ver esse evento que é tão famoso. Além disso, os clientes acabam sentindo vontade de compartilhar essa experiência tão engraçada e marcante.

6. O segredo

É um “gatilho” que explora a curiosidade humana, seja ao não revelar todos os detalhes de um produto novo ou simplesmente fazendo um mistério sobre a receita de um prato. O Bob’s utilizou um elemento de mistério ao fazer segredo sobre a receita do milk shake. Mas não só isso, usou também o humor ao afirmar que a concorrência desejava copiar o seu produto.

A mistura entre receita secreta e brincadeira com os concorrentes, resultou em diversas pessoas comentando e compartilhando a publicação da marca!

Publicação do instagram @bobsbrasil

Espero que os exemplos tenham te ajudado a entender na prática o que é Buzz Marketing e também tenham te inspirado. Como deve ter percebido, quantos mais “botões” você utilizar na sua campanha, maior a probabilidade dela ser um sucesso!

Por outro lado, é importante saber que a ação de marketing precisa fazer sentido para o seu público-alvo e proposta de valor do seu restaurante.

Quer ir além da atração de clientes?

Agora que conhece o Buzz Marketing, você tem uma ferramenta poderosa para atrair a atenção de potenciais clientes para o seu restaurante. Mas para ter sucesso no seu negócio, também é preciso trabalhar a fidelização desses novos clientes.

Para te ajudar com isso, a Zygo tem a melhor ferramenta de fidelização de clientes! Com funcionalidades que possibilitam a criação da sua própria base de clientes e a comunicação com eles por diferentes mídias e tipos de campanhas. Quer saber mais?

Espero que você esteja inspirado, cheio de ideias e que suas ações sejam um sucesso

Lembrou de alguém? Compartilhe esse conhecimento com alguém que precisa ver essas dicas.

Agora veja 4 passos para fidelizar os clientes com marketing de relacionamento.

Obrigado e boas vendas!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.