fbpx
marketing 2020

Não há dúvidas de que esse ano de 2020 foi um dos mais difíceis da atualidade. Porém, algumas empresas conseguiram destacar-se através de ótimas ações de marketing, mesmo em meio a tantas notícias ruins.

Para te inspirar nesse novo ano de 2021, neste artigo vamos apresentar as ações de marketing, relacionadas a foodservice, que bombaram em 2020.

As principais ações de marketing que bombaram esse ano

Burger King

Não poderíamos começar de outra forma. A rede de fast-food Burger King, veio esse ano com uma ótima proposta de marketing, fizeram de tudo um pouco, desde provocar o concorrente, até ações para mostrar que estão se adaptando ao mercado. Pensando nisso, vamos destacar as 3 principais ações do BK que ficaram na boca do povo.

#1 Whopper mofado

A primeira ação que veio a nossa cabeça na hora de montar esse artigo, foi a do Whopper mofado. Como todos sabem, os restaurantes fast-food de hambúrgueres, não passam nem perto de ter fama de saudáveis. Contudo, hoje os consumidores estão valorizando esse tipo de alimentos.

Dessa forma, para aproveitar essa onda e sair na frente dos concorrentes, o BK tirou os conservantes artificiais do seu produto carro chefe e bombaram com uma propaganda mostrando o alimento sofrendo com a ação do tempo. Dá uma olhada no resultado:

#2 Vassoura Thru

Para o Halloween, eles conseguiram ativar o Buzz feed através de uma ação hilária e incomum. No dia 31 de Outubro, algumas lojas da rede estavam dando um Whopper para quem fosse comprar no drive thru “voando” em uma vassoura. É obvio que essa ação deu o que falar, muitos consumidores curtiram a ideia e pilotaram suas vassouras até as lojas da rede.

marketing 2020

#3 Palhaço cancelado

Após uma onda de aparições de palhaços assustadores em 2016, o McDonald’s, principal concorrente do BK, decidiu diminuir a aparição do Ronald McDonald. O Burger King aproveitou o Halloween de 2020 para cutucar seu maior rival sobre esse assunto. Da play no vídeo a baixo e acompanhe o palhaço cancelado.

Gostou das ações do BK? Dá uma olhada no nosso artigo sobre as principais lições que podemos aprender com eles.

Dominos

#4 Pegadinha do alho roll

A franquia americana de pizzaria trouxe uma proposta bem diferente para anunciar seu novo produto, o alho roll, que é uma entrada crocante com 4 ou 8 unidades recheadas de alho e queijo parmesão.

Para esse anuncio, eles fizeram uma pegadinha com casais, explorando o fato do alho causar mau hálito, mas de a entrada ser muito saborosa. Será que você consegue fazer algo assim com um produto seu?

McDonalds

Uma das franquias mais famosas do mundo, o McDonald’s soube se posicionar muito bem perante a pandemia. Pensando nisso, traremos abaixo 2 campanhas que foram feitas no início da pandemia e geraram uma atenção muito positiva à rede e um de seus produtos.

#5 Agradecimento aos profissionais que estão na linha de frente.

Para agradecer aos profissionais que estão na linha de frente do Covid, o McDonald’s preparou 100 mil Méquis e entregou para esses profissionais em diversos locais. Essa campanha reforçou o posicionamento da rede de apoio ao combate do Covid e gerou comoção por parte de seus consumidores. Mas, melhor do que eu explicar em palavras, é você acompanhar o vídeo dessa ação:

#6 CasquinhaEmCasa

Nessa ação, a franquia soube vender um de seus itens que eles sabiam que não se adapta bem ao delivery, mas é a queridinha de muitos brasileiros, a casquinha! Na propaganda eles trouxeram a comparação da casquinha com alguns temas que se tornaram muito abordados durante a quarentena, como corte de cabelo em casa. Além disso, não faltou destaque para o sabor delicioso do sorvete. Se liga só na propaganda:

Patties

Essa loja é um dos cases favoritos para os marketeiros que tem como foco o foodservice. A Patties é uma hambúrgueria especializada em smash burger, que é um estilo achatado de hamburguer.

A rede usa e abusa de narração de histórias e do hilário em suas postagens no Instagram. Além disso, se preocupam e engajam em campanhas sociais. Aqui vamos trazer 2 de suas campanhas que podem inspirar o seu 2021.

#7 Operação Campinas

Essa campanha teve como foco o lançamento da sua primeira loja fora de São Paulo. A rede se orgulha de seu molho especial e, para o transporte da receita, convocou (com ajuda da Rappi) alguns super-heróis e até um carro forte para fazer o transporte da fórmula.

Damos o destaque para essa ação pela forma como ela conseguiu trazer o hilário, as figuras de heróis (que nunca saem de moda) e também elementos nostálgicos, relembrando o personagem bob esponja e a formula secreta. Dá uma espiada no resultado final disso tudo:

marketing 2020
Fonte: Instagram @pattiresburger

#8 Big Patties

Os proprietários da rede são fãs assumidos do McDonald’s e olharam para o McDia Feliz como uma oportunidade de fazer a diferença e gerar um marketing positivo para sua marca.

Para isso, eles incentivaram seus seguidores a consumir o Big mac no McDia Feliz, e no domingo, foi vendido um lanche exclusivo chamado Big Patties, que teve seu lucro revertido para uma causa social.

Esse lanche não pode ser encontrado no cardápio e eles assumidamente não pretendem colocar, o que gerou senso de urgência nos consumidores. Além disso, ter o nome do hambúrguer associado a um produto tão vendido e conhecido quanto o big mac, gera um grande interesse dos consumidores.

marketing 2020
Fonte: Instagram @pattiresburger

Que venha 2021

Agora que já estão devidamente inspirados e por dentro das tendências para restaurantes em 2021, é a hora de colocar a cabeça pra funcionar e a mão na massa para fazer seu restaurante bombar no próximo ano.

Esquecemos de alguma campanha que bombou em 2020?

Deixe nos comentários para que outros também possam ver.

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.