fbpx
Instagram para restaurantes

Instagram para restaurantes, como usar?

Você sabe como usar o Instagram para ajudar seu restaurante? Vamos te mostrar de forma rápida e fácil como usar o Instagram para ter mais sucesso no mundo digital em apenas 7 passos, confira abaixo:

1.Instale o App

2.Crie um perfil comercial

3.Integre com outras redes sociais

4.Crie conteúdo

5.Conheça seus clientes

6.Engaje

7.Impulsione da maneira certa

Porque meu restaurante precisa estar no Instagram?

O Instagram é uma das melhores ferramentas para o mundo digital. É a rede social que mais cresce no mundo. Oferece muitas formas de alcançar e engajar os clientes que mais combinam com seu restaurante.

Muitos de seus clientes utilizam essa plataforma diariamente. Seu restaurante precisa estar pronto para aproveitar essas oportunidades.

O Brasil hoje é o segundo país no ranking de usuários de Instagram, são mais de 50 milhões de pessoas. No mundo inteiro o total é de mais de 1 bilhão de usuários.

80% dos usuários seguem pelo menos 1 perfil comercial.

Como meu restaurante faz sucesso no instagram?

Confira o passo a passo mais detalhado para ajudar seu restaurante a ter sucesso no Instagram.

1. Instale o App

Se você ainda não conhece o Instagram o primeiro passo é baixar o aplicativo. Caso seu restaurante já tenha um perfil na plataforma pule para o item 2.
  • Baixe o Instagram gratuitamente na Playstore(Android) e AppleStore(IOS)
  • Instale o aplicativo. Crie uma conta, basta fornecer um e-mail. Se seu restaurante já tem uma conta no Facebook, use ela para se cadastrar.
  • Monte sua descrição com as informações importantes do seu negócio como: nome, telefone e endereço. Seu nome deve ser simples de escrever e lembrar. Para que todos consigam encontrar seu restaurante no Instagram.

2. Crie um perfil comercial

Instagram para restaurantes
Você tem 3 principais vantagens em ter um perfil comercial, são elas:

  • Informações do Instagram – Permite acompanhamento das métricas de alcance e engajamento de todas suas publicações, Stories e público. Para acessar essa ferramenta basta clicar em “Informações” no menu do canto superior direito.
Informações Instagram para restaurantes
  • CTAs – “CTA” é uma sigla para “Call to action”, termo em inglês que significa ao pé da letra “Chamado para ação”. Na prática CTAs são botões que te convidam a tomar uma atitude e te encaminham para finalizar essa ação. Como por exemplo “Ligar” “Email” “Mensagem” e etc.
call to action instagram
  •  Anúncios patrocinados e impulsionamento de publicações – Perfis comerciais podem realizar impulsionamento de suas publicações, ou seja, pagar para o Instagram aumentar o alcançe das suas publicações e realizar anúncios patrocinados.

3. Integre com outras redes sociais

Para integrar outras redes sociais com Instagram basta clicar no menu no canto superior direito da tela e seguir o caminho: Configurações>Conta>Contas Vinculadas, escolher a conta que deseja vincular e colocar seu login e senha.

conectar outras redes sociais restaurante Instagram

4. Conheça seus clientes

Conhecer seu público é fundamental! Saber quem você está atingindo, quem curte, comenta e interage com suas publicações é o que vai te ajudar a direcionar cada vez melhor a linguagem do seu perfil.

Veja através das Informações do Instagram algumas coisas como, localização, faixa etária, gênero e pense em como produzir conteúdo que seja mais relevante para o tipo de cliente que mais interage com você.

As Informações do Instagram sobre público só são liberadas a partir do momento em que você alcança 100 seguidores. Caso ainda não tenha atingido essa marca, você pode analisar suas publicações uma a uma para conhecer melhor o seu público.

5. Crie conteúdo

O Instagram é uma rede social voltada para conteúdo audiovisual. A plataforma não se trata necessariamente de vendas. As vendas são consequência de uma estratégia bem pensada de conteúdo e engajamento. Você deve ter em seu perfil conteúdo original, que gere valor e desperte o desejo dos seus clientes.

Uma boa dica é documentar o dia a dia da sua operação. Faça um tour pelo seu restaurante ou sua cozinha, mostre o recebimento de mercadorias frescas dos seus fornecedores, preparo dos insumos, produção dos pratos, trabalho da equipe, fechamento e etc.

É muito legal deixar os seus clientes conhecerem sua equipe. Apresente todos que fazem a diferença no seu restaurante. Assim seus clientes terão a sensação de familiaridade ao verem as mesmas pessoas quando visitarem seu restaurantes físico e seu restaurante digital.

Na hora de publicar, verifique sua grafia, se coloque no lugar do seu cliente e pense se o conteúdo despertaria o desejo dele. Use hashtags, #funciona. Marque pessoas e locais. Seja bem humorado, mas na medida certa.

Estimule seus clientes a publicarem fotos e vídeos do seus produtos e do seu espaço. Deixe seu @ sempre visível no seu salão e nas embalagens do delivery.

Fotos e vídeos

Crie uma identidade visual para sua marca, capte fotos e vídeos com boa qualidade, iluminação, cores e enquadramento. Traga imagens da sua comida, mas também dos seus clientes. Você deve marcar seus clientes nas fotos. Se receber alguém que seja famoso, peça com educação para publicar uma foto ou vídeo com essa pessoa, isso vai aumentar muito seu alcance. Não esqueça de marcar o perfil da celebridade.

O Instagram te permite postar conteúdo no seu perfil e no seu Stories, todos podem ver seu conteúdo. A menos que você torne seu perfil particular, nesse caso somente seus seguidores poderão ver seu conteúdo.

As fotos e vídeos do perfil ficam gravadas para sempre, a menos que você exclua elas, vídeo podem ter a duração de 60 segundos no máximo. O conteúdo postado no Stories fica disponível por 24 horas e podem ter 15 segundos de duração no máximo, caso você publique um vídeo com maior duração ele será dividido em várias partes de 15 segundos cada.

Uma boa dica é testar como seus clientes engajam com uma foto no Stories antes de postar no seu perfil.

As dimensões para publicações no Stories são 1920 pixels de altura por 1080 pixels de largura.

No seu perfil 1080 pixels de altura por 1080 pixels de largura.

Tudo bem olhar as publicações dos concorrentes para se inspirar, mas seja original! Nada de copiar, afinal você quer se destacar, não ser igual.

6. Engaje

Gere engajamento no Instagram interagindo com seus clientes e fazer eles interagirem com o perfil do seu restaurante.

Existem algumas formas de fazer isso, mas todas elas exigem que você tenha interesse genuíno em seu cliente, e em gerar mais valor pra ele.

Siga seus clientes de volta e reaja às publicações deles.

No Instagram você segue outros perfis para ter acesso ao conteúdo deles. É interessante seguir seus principais clientes.

Especialmente aqueles que seguem seu perfil e consomem com frequência em seu restaurante, além disso reagir às publicações e Stories deles. Eles vão se surpreender ao ver que você dedicou um pouquinho do seu tempo para acompanhar o dia a dia deles.

Responda mensagens e comentários.

Ser ignorado é péssimo né?

Não faça isso com seus clientes! Busque maneiras de sempre responder comentários e mensagens, caso o volume seja muito grande, crie um sistema.

Por exemplo: Dedique um momento específico do dia para fazer apenas isso, não se distraia com outras coisas e foque em ser gentil e disponível com seus clientes. Não seja agressivo. Busque sempre resolver os problemas ou reforçar coisas positivas.

Crie sorteios e promoções

Promoções e sorteios são uma maneira excelente de divulgar seu perfil no Instagram. Use recompensas para estimular seus clientes a curtirem seu perfil e marcar amigos nos comentários, sorteie a recompensa entre os clientes que finalizaram todos os passos.

Compartilhe

Curta as publicações dos seus clientes.

Caso algum cliente faça publicações e marque seu restaurante você pode adicionar elas ao seu perfil. Faça isso sempre que puder, além de gerar engajamento é um conteúdo fácil de ser compartilhado.

7. Impulsione da maneira certa

Impulsione suas publicações mais legais. Para impulsionar você deve seguir alguns passos.

  • Acesse a publicação e clique em “Promover” no canto inferior direito da foto. Escolha o botão de ação mais interessante para sua estratégia. As opções são: “Saiba mais”, “Assistir mais” e “Fale conosco”.
  • Escolha o público que você quer alcançar com essa publicação. O Instagram permite que você escolha o público de forma automática e manual. Caso escolha a opção automática, sua publicação será direcionada para o público que o Instagram considera interessado em seu restaurante. Se você escolher a opção manual, você pode definir a idade, gênero, localização e etc.
  • Depois de escolher o público, escolha o tempo de duração do impulsionamento e quanto você quer gastar com ele.

Dê uma olhada na prévia da publicação, confira se está tudo certo, revise e se estiver tudo bem é só impulsiona

Conclusão

Conseguimos te ajudar a entender como usar o Instagram para aumentar o sucesso do seu restaurante? Esperamos que sim (:

Seguindo estes passos é muito provável que seus clientes reajam de forma positiva, e que isso se transforme em maior fluxo no seu restaurante físico.

Tem mais alguma dúvida sobre Instagram? Deixe aí nos comentários que vamos criar um conteúdo para te ajudar!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Últimos artigos

restaurante no mundo físico

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.