fbpx
Instagram para restaurante!

Que o Instagram para restaurante é importante todo mundo sabe. Agora, como se destacar nessa rede social? Confira com a gente as principais dicas e saia na frente agora mesmo!

Estudos comprovam que, além do fato de nos comunicarmos visualmente mais do que nunca, esse tipo de comunicação é também a mais efetiva: as pessoas costumam lembrar 80% do que viram. Por isso, não podemos falar de visual e imagens, sem citar a plataforma que surgiu com o propósito de disseminar exatamente isso: o Instagram!

No final de 2019, a SocialBakers divulgou um relatório demonstrando que as interações totais no Instagram foram quase 20 vezes maiores que no Facebook, mesmo este tendo mais publicações. Então se o seu restaurante quer ter um melhor posicionamento online, ele precisa estar no Instagram!

Mas hoje em dia sabemos que não basta seu negócio estar só presente na rede, ele precisa gerar um impacto real e chamar a atenção do público para sua postagem, ou seja, ele precisa ter um conteúdo de qualidade.

Quando falamos de um conteúdo de qualidade, é necessário pensar em duas grandes premissas: o textual e o visual. Mas calma, não estamos falando para se tornar um profissional em textos e fotos, mas sim saber o essencial de cada um, afinal, em um mundo onde a inovação é constante, a adaptabilidade acaba sendo mais importante que a profundidade. Lembre-se disso!

Com tudo isso em mente, percebemos que não basta só publicar por publicar, é preciso ter uma história, um produto e uma análise por trás de tudo isso. Sendo assim, nesse artigo, iremos abordar as 3 principais habilidades que você precisa ter para atingir os resultados esperados. Então pegue um papel e uma caneta, anote todas as nossas dicas e se prepare, pois temos uma surpresa no final para você!

Tenha clareza sobre quais são os objetivos do seu restaurante no Instagram!

Antes de chegar nas habilidades, saber quais são suas prioridades e necessidades é essencial para direcionar os esforços corretos para cada habilidade que será apresentada. Por exemplo, se seu foco é em atrair mais clientes, suas legendas precisam convencer o leitor a tomar a decisão que você quer, suas fotos precisam ser extremamente atrativas, com o feed muito bem construído, e sua análise de dados precisa focar em alcance e conversão.

Então tenha estruturado qual é o planejamento do seu negócio, qual seu propósito dentro da rede. Saber onde você quer chegar e, principalmente, onde você está hoje, é essencial para concentrar sua energia nas habilidades que precisa desenvolver para alcançar seus objetivos.

Dessa forma, uma boa ferramenta para te ajudar a ter tais clarezas é o Círculo de Ouro, de Simon Sinek, que prioriza o pensamento do porque fazemos o que fazemos, para depois pensar em como e o quê você faz.

Golden Circle - Simon Sinek

A partir do momento que você sabe qual o propósito e objetivo do seu negócio dentro da rede, você consegue entender quais comunicações utilizar e como transmiti-las aos seus clientes, de maneira clara e assertiva. Portanto, é nesse momento que entram as habilidades: elas irão te ajudar a fortalecer sua comunicação e sua marca, atraindo clientes fiéis e com objetivos similares aos seus.

Então, sem mais delongas, vamos descobrir mais a fundo sobre essas habilidades que você precisa desenvolver!

Saiba um pouco sobre criação textual!

Há quem acredite que, dentro do Instagram, seu foco inicial deve ser na produção de imagens, mas esquecem que a criação de um post vem muito antes da foto ser produzida. É necessário pensar, antes de tudo, no conceito da publicação e em como traduzir esse conceito em forma de texto para conquistar e fidelizar o seu cliente!

Por isso, pensando em toda a sua importância, trouxemos essa habilidade como a primeira a ser desenvolvida. A legenda dos seus posts importam. A forma como você se comunica com o seu público importa. Seguidores não são clientes, mas se você conseguir desenvolver uma conexão com eles, podem vir a ser!

Então separamos para vocês algumas dicas sobre como atrair e prender a atenção do leitor para seus posts e que podem te ajudar a vender mais:

Instagram para restaurante - Deguste

Explore a degustação através do texto!

Desperte sensações e explore os sentidos por meio da escrita, isso ajuda na percepção de gostos e sabores para seu cliente. Por exemplo, vamos imaginar que seu negócio venda donuts, e essa imagem à direita é uma das postagens que você quer publicar.

Quer despertar os sentidos dessa imagem através do texto? Fale sobre como o cheiro está maravilhoso igual casa de vó durante o café em um domingo a tarde, fale sobre como ele está quentinho pois acabou de sair do forno, fale sobre as diferentes texturas dele: como ele é macio na massa e crocante graças a bolacha (ou biscoito, não queremos entrar nessa briga aqui).

Desperte sentimentos através das legendas: faça sua imagem ter vida, assim seu cliente terá a experiência online, via imagem e texto, mas também uma experiência presencial, com os sentidos e a criação da conexão.

Instagram para restaurante - @moochachoburritoss

Utilize o pronome "você"!

Para gerar conexão com quem está lendo seu post, utilizar o pronome "você" é uma ótima opção, uma vez que gera aproximação e o leitor sente que está em uma conversa. Assim, essa ideia de diálogo abre espaço para que ele possa responder e interagir no seu post!

No exemplo ao lado, o restaurante Moochacho, além de explorar a degustação como explicamos anteriormente, eles se comunicam de forma clara com o leitor: "você sabia que hoje..." e o resultado está aí para todos verem: 19 comentários só nessa publicação!

Instagram para restaurante - @ornacafe

Conte uma história!

Aposte em histórias e narrativas para se aproximar do seu público e transmitir seus valores! Ter uma narrativa por trás do post é uma maneira de gerar uma resposta emocional, de diferenciar sua marca de um negócio, de não tentar vender apenas um produto, mas um estilo de vida.
Pensando nisso, a Orna Café aproveitou a imagem de uma cliente que bateu foto no local e publicou em seu Instagram, repostou e incluiu uma narrativa inspiracional junto! Imagina a alegria da cliente quando viu que foi notada pela marca e ainda apareceu em seu feed? Acabaram de fidelizar uma cliente sem muito esforço. Incrível né?!

Saiba um pouco sobre fotografia e produção!

Nesse artigo, nosso foco é desenvolver um conteúdo simples, porém assertivo, em que você consiga reproduzir nossas dicas com as ferramentas que você já possui, então focaremos no seu celular. Sim, esse mesmo que você usa para bater fotos da família durante a viagem no feriado, ele pode sim ser usado para alavancar ainda mais seu negócio!

Como já citamos anteriormente, a fotografia é a alma do Instagram! Suas fotos precisam falar por si só e conseguir transmitir toda a comunicação da sua marca. Parece difícil né?! Mas vamos te mostrar que não é tanto. A partir do momento que você sabe quais são o propósito e objetivos do seu negócio, construir a imagem da sua marca e como ela irá se posicionar já não se torna tão difícil.

Dessa forma, dominar técnicas básicas de fotografia e produção de imagens irá te oferecer excelentes resultados, ajudando na construção da sua marca e a criar um estilo visual próprio, onde as pessoas só de olharem para sua imagem, já saberão que é da sua marca. E você não precisa ser um profissional para isso, basta saber onde focar suas energias!

Instagram para restaurante

Priorize a iluminação natural!

Principalmente para fotos de alimentos, a iluminação é fundamental. Ninguém quer fotos cujo prato ou está escuro demais, ou com cores irreais, não é?! Então nossa dica é apostar em iluminação!

Você não precisa de um super estúdio, a iluminação natural é ótima, gratuita e você possui a sua disposição sempre!

O ideal é escolher locais próximos a janelas ou a fundos claros, pois as cores claras em geral tendem a melhorar a luz e tornar suas fotos mais iluminadas.

Caso a luz natural não esteja disponível, investir em lâmpadas ou luzes especiais também não é um problema viu?!

Instagram para restaurante

Pense em cada foto como uma obra de arte!

Para garantir uma boa foto, é necessário pensar em todos os elementos que irão fazer parte dela e em como você irá distribuir. Por isso, o ideal é produzir o cenário mais perfeito possível, para que após bater a foto, você não precise ficar aplicando efeitos mirabolantes ou mexer em cores: fotos de comida precisam ser o mais reais possíveis.

Utilize elementos de apoio para dar destaque para o prato! Temperos e ingredientes que foram utilizados no prato, louças bonitas, jogos americanos, cardápio e outros utensílios podem ser usados para ajudar a compor sua foto e deixar ela mais rica. Seus seguidores precisam querer comer com os olhos!

Inclusive utilizar a mesma foto, mas com recortes diferentes, como na foto ao lado, é um ótimo exemplo para reaproveitar suas fotos!

Assim como toda obra de arte segue a linguagem visual do seu artista, suas fotos precisam seguir a comunicação do seu restaurante. Lembre-se sempre de manter um padrão visual.

Instagram para restaurante - @Bromabakery

Use aplicativos para organizar seu feed!

Não tem como não falar de fotografia e não falar de estética. Seu feed do Instagram é a vitrine online do seu négocio! Por isso que ele merece um tópico só para ele: agora que você sabe como bater suas fotos, é hora de organiza-lás da melhor forma possível.

Com seu padrão visual de marca já estabelecido, espera-se que ele seja seguido em todas as fotos, assim seu feed será coerente, sem ser monótono. Além disso, seu feed precisa criar um contexto harmônico onde as fotos ficam bem juntas uma ao lado da outra, seja na uniformidade de cores, simetria, ou cenários.

Pensando nisso, aplicativos como UNUM, Preview e Planoly permitem que você visualize e planeje todo seu feed antes de publicar qualquer foto, podendo mover as fotos em torno da grade do feed para fazer a melhor combinação. A ideia é estruturar o feed ideal, que mais traduz sua comunicação visual, para só então publicar. Planejamento é tudo!

Saiba um pouco sobre análise de dados!

Agora que você já sabe como produzir um bom conteúdo para o seu instagram, desde o conceito do post até a legenda e a produção de fotos, chegou a hora de você ser um pouco analista de dados, afinal você precisa mensurar se seus esforços e objetivos estão sendo alcançados.

Mas, antes de nos aprofundarmos um pouco nessa habilidade, é necessário que seu Instagram seja um perfil comercial, pois apenas com esse perfil é possível ter acesso a parte de métricas do Instagram. Como por exemplo: quantas visitas ao perfil você teve, qual sua publicação mais curtida, qual a faixa etária dos seus seguidores, entre outros.

Dessa forma, é importante retomar um princípio fundamental que estamos falando ao longo de todo esse artigo: saiba qual o propósito e objetivo do seu negócio, principalmente qual sua estratégia quando estamos falando de comunicação de marca. Você quer atrair mais pessoas para seu site? Ganhar mais seguidores? Comentários? Saber essas questões são essenciais para mirar em quais dados analisar e observar ao longo do tempo.

O Instagram divide as informações em três grupos:

  1. Sua conta: Esses são os dados que você irá analisar quando quiser descobrir quantas pessoas de fato consumiram e compartilharam seu conteúdo proposto, ou como foi a atividade semanal da sua conta, por exemplo. Nesse grupo, você acompanha:

  • Contas alcançadas (alcance): o número de vezes que um único usuário visualizou sua publicação.

  • Impressões: o número de vezes que suas publicações foram vistas, de modo geral. Ou seja, inclui quando uma mesma pessoa visualiza o seu conteúdo mais de uma vez.

  • Visitas ao perfil: o número de vezes que seu perfil foi acessado.

  • Toques no site: o número de vezes que clicaram no link que está na sua bio

  • Caso você tenha, é possível acompanhar também quantas pessoas clicaram no botão de enviar email, ligar, como chegar, entre outros.

  1. Seu conteúdo: Esse grupo se aprofunda nas métricas de cada uma de suas publicações, desde feed, stories e IGTV. Levando em consideração que seu restaurante estará produzindo conteúdo para o Instagram (esperamos que sim!), esse grupo precisa ser sempre analisado e levado em consideração! A grande tarefa aqui é descobrir quais dessas métricas fazem mais sentido para o seu negócio.

  • Para as publicações: é possível acompanhar o número de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

  • Para os stories, você consegue acompanhar o número de respostas que obteve caso faça alguma enquete ou peça repostas de reações rápidas, e o número de compartilhamentos.

  • No caso do IGTV, o número de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos também esta disponível para análise.

  • Seu conteúdo: Esse grupo se aprofunda nas métricas de cada uma de suas publicações, desde feed, stories e IGTV. Levando em consideração que seu restaurante estará produzindo conteúdo para o Instagram (esperamos que sim!), esse grupo precisa ser sempre analisado e levado em consideração! A grande tarefa aqui é descobrir quais dessas métricas fazem mais sentido para o seu negócio.

    • Para as publicações: é possível acompanhar o número de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos.

    • Para os stories, você consegue acompanhar o número de respostas que obteve caso faça alguma enquete ou peça repostas de reações rápidas, e o número de compartilhamentos.

    • No caso do IGTV, o número de curtidas, comentários, salvamentos e compartilhamentos também esta disponível para análise.

Dica de ouro!

Acessando tanto as publicações, quanto os stories e IGTV mais relevantes, você consegue filtrar por tipo de publicação, métrica e período! É ótimo para acompanhar qual tipo de conteúdo seu público gosta mais!​

  1. Seu público: Falando em público, esse grupo é de extrema importância para o seu negócio acompanhar. Esses dados irão te ajudar a identificar informações (estimadas) importantes sobre seus seguidores como gênero, idade e localização. Dessa forma, é importante acompanhar para ver se a persona do seu negócio bate com o público que acompanha seu Instagram.

  • Crescimento: é possível acompanhar o número de seguidores que você ganhou e perdeu ao longo da semana.

  • Principais localizações: cidades e países onde seus seguidores estão concentrados, em porcentagens.

  • Faixa etária: você consegue acompanhar, em porcentagens, a distribuição de idade dos seus seguidores e filtrar por homens e mulheres.

  • Gênero: acompanhar se mais homens ou mulheres te seguem.

  • Períodos mais ativos: média de vezes, em horas e em dias, em que seus seguidores estiveram ativos no instagram durante aquela semana.

"Meu Deus, parece tanta coisa! Acho que não vou conseguir colocar quase nada em prática."

Calma, é hora de inspirar e expirar, ler e reler esse artigo, até que as coisas comecem a fazer sentido para você. Abra a sua conta do Instagram e vá acompanhando, conforme vai relendo o artigo, se você já desenvolveu alguma dessas habilidades que te mostramos. Desenvolveu uma? Ótimo, mas ainda tem duas para desenvolver! Já desenvolveu todas? Ótimo também, porque sempre dá para melhorar!

Se você pudesse sair com um ensinamento desse artigo, ele seria:

Adaptabilidade é mais importante que a profundidade.

Você lembra que comentamos sobre isso logo no início?! Sabemos que pode ser assustador começar a aplicar algo novo, mas experimente começar por essas três habilidades básicas, porém extremamente necessárias. Seguindo nossas dicas, o Instagram do seu negócio só tende a crescer mais e mais, e o melhor de tudo: crescer com um direcionamento. 

Acha que acabou por aqui?!

Para você que persistiu até aqui, leu e releu esse artigo várias vezes e está com a cabeça fervendo de ideias prontas para colocar em prática, temos um presente para você!

Nós fizemos um calendário editorial, separado por semanas, onde você consegue organizar todo seu conteúdo mensal de forma clara e objetiva. O ponto aqui é que você ou sua equipe consigam acompanhar todo o conteúdo que irá para o Instagram ao longo do mês.

Como já dissemos anteriormente, planejamento é tudo e esse calendário irá tornar as coisas mais fáceis para vocês, podem apostar!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.