fbpx

História do Moochacho

O Moochacho Burritos, restaurante localizado em Florianópolis, tem uma história recente e muito empolgante. Fundada pelos sócios, Artur, Guilherme e Anderson, a marca iniciou por causa da paixão de um deles pelo Burrito Californiano. Artur, que antes de se dedicar integralmente ao Moochacho, trabalhava em uma empresa de tecnologia e morou em San Diego na Califórnia por um tempo. Ao voltar ao Brasil,  ele sentiu falta de um restaurante em Florianópolis para comer burritos a um preço justo e sem ter que passar pela experiência de um ambiente com tema mexicano.

“Como eu morei em San Diego na Califórnia por um tempo, tinha essa ideia dos burritos californianos, principalmente por causa do California Burrito. E era um produto que eu tinha me apaixonado quando morei lá e eu não tinha visto em nenhum restaurante aqui em Floripa.”
Artur
Moochacho

Logo, ele e o Guilherme tiveram a ideia de montar um food truck, onde seguiram uma vertente californiana que ele acreditava que fazia mais sentido com a proposta de um público mais jovem da marca.  Mas, antes de começar a rodar, entrou o terceiro sócio, o Anderson, e assim a equipe estava formada. Começaram a participar de eventos pelo estado de Santa Catarina em uma época em que o Food Truck estava bombando e viram o potencial que tinham em mãos. 

E foi em 2016, após validar bem o produto oferecido, que os sócios decidiram procurar um ponto físico para estacionar o food truck. Encontraram ao lado da UFSC o local e o público ideal que buscavam, estacionaram e viram que seus burritos eram um sucesso entre os universitários. Decidiram então abrir no mesmo local a primeira unidade da loja.

moochacho-burrito-historia-sucesso
"Pollo Bandito", um dos burritos famosos da casa.

Desafios antes da Zygo

Nos 3 anos de história do restaurante de burrito, eles se tornaram tão conhecidos na região, que decidiram expandir, então abriram uma nova unidade no Centro da cidade. E com um público cada vez mais fiel e apaixonado por seus produtos, Artur – que hoje é responsável pelo marketing da marca – sentia a necessidade de obter mais informações estratégicas sobre quem eram seus clientes, e a frequência de compra, histórico e perfil deles.

Paralelo a isso, eles também desejavam um meio mais fácil de realizar a fidelidade e bonificação dos clientes, porque utilizam um joguinho chamado Burrito Game onde o cliente ia colecionando adesivos para trocar por produtos, mas muitas vezes acabava perdendo ou esquecendo a cartela. Mas assim que conheceram a Zygo, acharam interessante a proposta de ter um sistema de pontuação online.

“Poder resgatar essas recompensas entre lojas é algo muito interessante. Então achamos que funciona bem o cliente que acumula em uma loja poder ir em outra resgatar."
Artur
Moochacho
moochacho-food-truck
Food truck da marca.

Ações tomadas e resultados

O primeiro passo foi definir a estratégia de fidelização do Moochacho para depois construir um Clube de Benefícios exclusivo para a marca deles. Para conferir como ficou o site, é só clicar aqui.

Certamente, hoje, com apenas 4 meses de parceria, eles estão contentes com a quantidade de cadastros que vêm realizando no Clube de Benefícios – e já são mais 680 clientes cadastros nas duas lojas, como mostra o relatório abaixo. Inclusive, a taxa de cadastro para membros está acima da média do mercado, com 60% dos membros cadastrados. Já as outras taxas é comum levarem um pouco mais de tempo para melhorar.

E com essa base, eles já conseguem traçar o perfil e frequência de consumo dos clientes, realizar ações estratégias por meio de campanhas automatizadas e enviar comunicados de novidades pela ferramenta, por exemplo.

 

Resumo dos resultados:

4 meses
de parceria

680
clientes cadastrados

60%
de conversão em cadastros

Missão do Moochacho para o futuro

Contudo, os desafios da marca não param por aí. Além de estabilizar processos internos, como produção e atendimento, por exemplo, um dos grandes objetivos dos sócios é realizar a expansão do Moochacho Burrito Bar, abrindo mais lojas pelo estado. E esse objetivo parte de algo muito mais profundo, que é por causa da vontade de disseminar o burrito na culinária brasileira.

“A gente tem uma missão na qual julgamos ser muito importante que é popularizar o burrito, porque é um prato ainda muito vinculado à culinária mexicana, mas que não é necessariamente mexicano, pois é mais popular hoje nos Estados Unidos do que no próprio México. Então, o maior objetivo é essa popularização do burrito, tornar ele um item tipo um cachorro quente, hambúrguer ou sushi, por exemplo. Para isso, precisamos abrir mais pontos de venda, expandir a rede seja via delivery ou loja física mesmo.”
Artur
Moochacho
moochacho-burritobar-clientes
O restaurante possui a decoração inspirada na Califórnia.
E para esse grande projeto sair do papel, Artur conta com a ajuda da consultoria especializada e da ferramenta Zygo para entender ainda mais o perfil de seus clientes, idade e em quais regiões se localizam, permitindo um estudo mais estratégico para o plano de expansão da marca.  
“Vamos procurar bairros e cidades que têm o perfil parecido com o nosso público então. Porque a Zygo vai nos ajudar do ponto de vista estratégico, por exemplo, na parte de entender quem é nosso público, e também na hora de tomar a decisão de abrir as lojas, de onde abrir e tudo mais. Além de unificar o Clube de Benefícios.”
Artur
Moochacho

Artigos relacionados

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.