fbpx
Embalagem para delivery

De papel, isopor, e até madeira. As opções de embalagem para delivery são praticamente infinitas. Por isso, em meio a esse mar de opções muitos donos de restaurante acabam se perdendo e jogando fora uma ótima oportunidade de sair bem na frente da concorrência.

Mais do que entregar uma experiência positiva, acertar na embalagem te ajuda a fortalecer sua marca e até fidelizar mais seus clientes.

Pensando nisso, separamos algumas opções de embalagens e vamos te ajudar a escolher a melhor alternativa para o seu negócio.

Por que investir tempo pensando na embalagem?

Mesmo após a reabertura de bares restaurantes em todo o Brasil, um fato continua sendo muito pertinente: o Delivery veio para ficar.

Sendo assim, uma peça importantíssima dentro da experiência de entrega é justamente a embalagem. Durante tempos de distanciamento social, usar a embalagem de forma estratégica pode te aproximar do seu cliente e até trazer mais receita para o restaurante!

Como escolher a melhor embalagem para delivery?

Dentre as várias opções que você vê por ai, todas possuem pelo menos três pontos em comum: tamanho, material e mensagem. Portanto, focar nessas variáveis vai facilitar muito seu trabalho de escolha e garantir que exista uma estratégia coerente por trás dela.

Tamanho

Por mais óbvio que pareça, entender o melhor tamanho para suas embalagens é um passo essencial. Se o seu restaurante trabalha com diversos tipos de pratos e acompanhamentos, isso se faz ainda mais importante.

Sendo assim, a primeira dica aqui é trabalhar com separadores, que te possibilitem ajustar o tamanho disponível a cada produto. Além de ajudar na apresentação do prato em si, a separação faz com que os sabores não se misturem e, consequentemente, a qualidade não seja perdida. Esta é também uma alternativa econômica se você não quer estocar vários tipos diferentes de embalagem.

Além disso, outra dica interessante é testar diferentes tipos de montagem do prato e manter as opções visualmente disponíveis (em um quadro ou até mesmo na tela do computador) próximo a(o) responsável.

Por fim, lembre-se sempre que a melhor embalagem/ montagem é aquela que mantém espaço o suficiente vazio para que nada vase, mas preencha a visão o suficiente para evitar que o cliente acredite que pagou mais do que o necessário.

Embalagem para delivery com divisórias por @japabrestaurante
Embalagem para delivery com divisórias por @japabrestaurante

Material

A montagem está muito relacionada com a forma que você quer que o seu produto se comunique com o seu consumidor final. Sendo assim é muito importante que você pense em qual mensagem quer transmitir com a foto, antes de pensar nos acessórios e cenários a serem utilizados.

Por exemplo, se o seu estabelecimento é mais informal e descontraído, não tem sentido fazer as fotografias em cenários muito clássicos. Da mesma forma que se você abre somente no período noturno, não é legal fazer fotos à luz do dia – pois isso não tende à conversar com a realidade do estabelecimento e pode acabar confundindo o cliente quanto ao posicionamento da marca.

Pode ser interessante utilizar alguns adereços para fazer a montagem da fotografia, como:

Isopor

As embalagens de Isopor são um isolante térmico razoável, no entanto, ao “abafar” o alimento durante a viagem, é comum que alguns alimentos percam a textura e possivelmente até o gosto.

Além disso, o Isopor está longe de ser a alternativa mais ecológica, porque apesar de barato, seu material não é reciclado no Brasil.

Sendo assim, recomendamos que caso você escolha a embalagem de Isopor, também envolva o alimento em papel alumínio, por exemplo.

Outra dica é pensar no Isopor como uma ótima “Tela em branco”, ou seja, com uma simples caneta permanente ou um adesivo bem colocado é possível se diferenciar com uma mensagem bacana (vamos falar sobre isso mais tarde)

Plástico

Outra alternativa já bem conhecida é a embalagem de plástico para delivery. Com ela, é possível atingir uma personalização maior em relação aos tamanhos e cores.

Trazendo também as tampas transparentes, que facilitam a conferência dos produtos.

Esse tipo de embalagem, apesar de ser reciclável em alguns casos, ainda encontra muita resistência quando o assunto é sustentabilidade.

Portanto, se optar por este material, o mais indicado é o plástico propileno (PP), que não é tóxico, pode ser reciclado, é resistente ao calor e pode ser levado ao microondas.

Um caso interessante de empresa que conseguiu se destacar muito com embalagens de plástico é o Spoleto. A marca criou praticamente uma coleção de recipientes para o cliente juntar e poder usar inclusive em outros momentos.

Embalagem para delivery de plástico por @spoleto_oficial
Embalagem para delivery de plástico por @spoleto_oficial

Papel

Dentre as embalagens para delivery, uma opção de material unânime é o papel. Isso porque além de não contaminar os alimentos e ser reciclável, ela oferece uma ótima proteção!

A oportunidade de personalização é também um fator muito interessante, já que a impressão é possível em praticamente todo o espaço da embalagem.

Embalagem para delivery de papel por @moochachoburritos
Embalagem para delivery de papel por @moochachoburritos

Alumínio

Por fim, a embalagem de alumínio é uma opção interessante tanto para pratos que devem chegar quentes à casa do cliente, quanto para produtos congelados, que serão aquecidos posteriormente no forno.

Dessa forma, é importante ressaltar que embalagens de alumínio não devem ser levadas ao forno e raramente permitem que você exprima a marca do seu negócio na embalagem.

Mensagem

Outro ponto importantíssimo a ser escolhido é a mensagem que você deseja passar junto à sua embalagem para delivery.

Esquecer essa possibilidade é jogar fora um ótima oportunidade de encantar seu cliente.

Por isso, separamos alguns tipos de mensagens para você começar agora mesmo. Mas não se esqueça, o importante é sua marca ser bem representada, então use a criatividade!

Inspiracional

O primeiro estilo se tornou ainda mais comum em meio a pandemia. Uma mensagem de carinho e ajuda, por mais simples que seja, faz toda a diferença!

Mensagem inspiracional por @braseiro.grelhados
Mensagem inspiracional por @braseiro.grelhados

Engraçada

Rir é se conectar. Portanto, se você quer ganhar alguns pontos com seu cliente, envie uma mensagem engraçadinha, se divirta!

Mensagem engraçada retirada da internet
Mensagem engraçada retirada da internet

Personalizada

Este tipo de mensagem consiste na personalização em relação a informações especificas daquele pedido, como o prato escolhido, o nome do cliente ou até o local de entrega.

Mensagem personalizada por @vennevegan
Mensagem personalizada por @vennevegan

Conclusão

Neste artigo buscamos te apresentar diferentes formas de pensar na embalagem do seu delivery. Muito além de um custo, elas são uma oportunidade de se diferenciar e fidelizar cada vez mais seus clientes.

Sendo assim, é fundamental que você encontre aqui as opções que mais combinam com o seu segmento e marca, realizando uma combinação perfeita para seu negócio.

Espero que após ler todas essas dicas uma explosão de ideias esteja vindo a sua cabeça!

Não esqueça de anotar todas e compartilhar com a sua equipe, para que eles possam contribuir com ainda mais possibilidades.

Gostou do artigo? Diz pra gente aqui nos comentários. 😉

Como sempre, boas vendas!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.