fbpx
Avaliações de clientes

Você sabia que um e-mail marketing bem estruturado, pode ajudar o seu restaurante a fidelizar ainda mais os seus clientes? Isso mesmo!

Ficou interessado? Aqui nesse artigo você vai entender como o e-mail marketing pode ser um grande aliado na sua estratégia de comunicação e fidelização de clientes. Além disso, você vai conhecer as principais dicas para criar, analisar e obter melhores resultados nas campanhas planejadas.

Por que investir no e-mail marketing?

O e-mail marketing pode parecer um canal obsoleto, mas existe um grande potencial para construir um relacionamento com cliente. Segundo a pesquisa da Radicati, em 2020 o número de e-mails enviados por dia foi de 306 bilhões e esse número deve chegar a 361 até o final de 2024.  Isso mostra que as pessoas seguem usando o e-mail como uma forma de contato e relacionamento.

Por outro lado, não estamos afirmando aqui que não é importante investir em anúncios e redes sociais – É MUITO – pois você deve estar onde seu cliente estiver, mas vale a pena lembrar uma questão: as redes sociais podem ser sazonais. Ou seja, se você criar apenas relacionamento em uma rede social e ela for descontinuada ou sair de “moda”, você perderá todo o investimento que fez. 

Mais um motivo!

Um e-mail marketing bem planejado, executado e gerenciado, poderá auxiliar o seu restaurante em duas frentes muito importantes:

  1.  Aumento do fluxo de vendas;

  2.  E no processo de recompra (clientes retornando ao seu negócio para realizar novas compras).

Como posso usar o e-mail marketing no dia a dia do meu restaurante?

Para divulgar produtos, serviços, canais de delivery, eventos, ofertas, novidades, cupons de desconto, parabenizar os clientes pelo aniversário ou datas comemorativas e avisos importantes sobre o negócio (horário de funcionamento, canais de atendimento, etc). 

O importante é não perder a oportunidade de criar uma relação mais próxima com a sua base de contatos, deixando eles cada vez mais engajados com a sua marca. Afinal, segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, conquistar um cliente novo custa de 5 a 25 vezes mais do que manter um cliente fiel.

Outro ponto que você precisa entender é o objetivo da sua campanha para enviá-la no momento certo. Por exemplo: é melhor enviar uma promoção de chopp de final de semana na quinta-feira do que na segunda-feira.

Quando você cria a sua própria base de contatos (e não compra uma lista pronta) é possível interagir e ter um alcance direto a pessoas com interesse real no seu produto ou serviço com um custo mais baixo.

Como fidelizar os clientes do seu restaurante com e-mail marketing?

Está empolgado para começar? Então aproveita essas 6 dicas de como montar um e-mail marketing para trazer mais resultados para o seu restaurante:

1. Construa sua base

Construir uma base com e-mails qualificados, ou seja, uma lista de contatos com pessoas engajadas na sua marca, não é simples, mas é necessário para uma boa estratégia de e-mail marketing.

Uma boa forma de conquistar o e-mail do cliente é oferecer algum benefício em troca do cadastro, alguma promoção, desconto, ou brinde, por exemplo. Um programa de fidelidade pode ser uma ótima ferramenta para isso.

E falando em programa de fidelidade, a Zygo oferece a melhor ferramenta de fidelização para restaurantes. Ajudamos você a conquistar os seus clientes oferecendo a eles um clube de benefícios. Ficou curioso? Acesse o nosso site aqui e fique sabendo de todas as funcionalidades disponíveis na ferramenta.

Outra boa prática para te ajudar a construir sua base contatos é ter um formulário chamativo em seu site. Assim o cliente cadastra o e-mail e passa a receber seus descontos exclusivos e novidades. Olha esse exemplo bacana do Brasileirinho Delivery:

Exemplo Brasileirinho Delivery
Site Brasileirinho Delivery

2. Escolha uma ferramenta para envio

Agora que você já sabe como construir sua base de contatos, chegou a hora de escolher a ferramenta para envio de e-mails, pois enviá-los manualmente levaria muito tempo.

Existem plataformas de disparos muito bacanas no mercado, algumas pagas, outras gratuitas. Na ferramenta de fidelidade da Zygo, por exemplo, você consegue enviar os e-mails de forma automática e ainda ter acesso aos resultados da sua campanha de e-mail, como por exemplo:

  •  O e-mail foi enviado para quantos clientes?
  • Quantos receberam?
  • Quantos abriram?
  • Quantos clientes impactados pela campanha voltaram à loja?
  • Quanto de faturamento a campanha rendeu?

Essas informações vão te ajudar a saber como sua campanha está performando. A partir disso, você poderá ajustar e melhorar o seu desempenho nas próximas. 

3. Planeje suas ações

Ferramenta escolhida? Sim! Então, bora lá!

Antes de você já sair disparando e-mails para a sua base, uma dica muito importante é: planeje-se! Monte um calendário com as suas principais ações.

Tenha um calendário com os temas e datas dos e-mails que serão enviados para organizar e registrar os conteúdos. Dessa forma você consegue pensar nas ações com antecedência e planejar as artes que precisam ser produzidas (caso algum e-mail necessite).  

#Dica: Você pode fazer uma pesquisa na internet e identificar quais datas podem ser aproveitadas e utilizadas em campanhas com o objetivo de potencializar os resultados do seu negócio. Como a divulgação de uma promoção de Dia das Mães, por exemplo. Ou simplesmente fazer uma divulgação, geração de conteúdo em função dessa data comemorativa.

Exemplo de ação: Dia das Mães

Ao criar uma nova campanha de e-mail, reflita sobre o tema, o dia que será enviada, para quem será encaminhada e, principalmente, a frequência de e-mails que você pretende enviar. Dê muita atenção a frequência, pois mensagens demais podem gerar descadastro da sua lista.

Com a base estruturada, ferramenta escolhida e as ações planejadas é preciso definir a data e os horários para fazer o envio dos e-mails. A CoSchedule realizou vários estudos e nos ajudou a respeito desse assunto. Segundo eles o melhor dia para envio é a terça-feira e os horários mais comuns são:

  •  06 horas;
  • 10 horas;
  • 14 horas;
  • 20 horas.

Por outro lado, não é porque estudos apontam as melhores datas e horários que isso vai se aplicar diretamente a sua base de contatos. Lembre-se que cada negócio é diferente do outro

Além disso, existem outros fatores como perfil da base de clientes, segmento do seu restaurante e região que podem influenciar no melhor dia e horário para o envio. Por isso, faça testes e defina o que melhor funciona para o seu cliente.

4. Tenha um assunto que chame a atenção

O assunto será uma das primeiras coisas que o cliente vai observar ao receber um e-mail e isso pode ter um grande impacto na taxa de abertura. Não adianta você saber o melhor horário de envio se o assunto que você criou não é atrativo para o cliente. Escreva um assunto que desperte o interesse do seu público

Mas como saber o que gera interesse? Não existe receita pronta, e sim boas práticas para serem adotadas e obter melhores resultados nas campanhas. Aqui vão algumas dicas:

  • O assunto do e-mail deve ser curto, entre 30 e 70 caracteres, segundo o guia desenvolvido pela Resultados Digitais. Assuntos longos podem ser cortados em dispositivos móveis e acabam não se destacando na caixa de entrada das pessoas.

  • Use emojis para deixar o seu assunto mais descontraído, mas sem exagerar. Faça testes com assuntos utilizando emojis e sem e veja a taxa de abertura. 😀

  • Evite,  na hora de montar o assunto,  expressões de publicidade: “Promoção”,  “Grátis”, “Desconto”, “Imperdível”, “Não perca tempo”, etc.

Essas palavras são monitoradas, fazendo com que seu e-mail seja classificado como spam e não chegue até a caixa de entrada dos seus clientes.

Ainda com dúvidas de como fazer um assunto matador e que desperte a curiosidade no seu cliente? Não precisa se preocupar, separamos alguns exemplos para você entender melhor:

  • Sua tapioca craquela? Descubra o segredo para evitar isso.

  • Você conhece os melhores sanduíches do Subway? 

  • Para você que está de dieta, confira as melhores saladas 🥗

  • Já conhece o novo recheio do Subway? Então se liga nesse e-mail!

5. Segmente a sua base de clientes

Uma das chaves para o sucesso de uma campanha de e-mail marketing é o nível de segmentação da base de clientes. Segmentar é separar a lista de contatos em grupos para você enviar conteúdos que interessam para cada tipo de cliente.

Você pode agrupar os contatos, por exemplo, por interesses, ticket médio, frequência de visita, clientes que compraram na loja durante um período, etc. Essa segmentação dependerá muito do seu tipo de negócio e do seu objetivo com a ação.

Com uma segmentação bem definida, as chances de melhores resultados nas ações tendem a ser maiores, como taxa de abertura, cliques, e  também nas métricas de resultados mais efetivos, como taxa de conversão e vendas.

Os clientes da sua base não são todos iguais, possuem necessidades e desejos diferentes e por isso é importante a segmentação. Por exemplo, não faz sentido você enviar promoção de hambúrguer com batata para um cliente que sempre compra a sua salada. Segmente para que cada público receba uma comunicação efetiva da sua marca.

6. Faça teste e analise os resultados

Nessa seção iremos demonstrar o quanto essa etapa é importante para o sucesso da campanha atual e das próximas que você irá desenvolver. 

Então dedique-se e invista tempo, pois os resultados irão ajudar você a definir as estratégias dos próximos envios de e-mail marketing do seu restaurante.

  • Teste seu e-mail antes de enviar para sua base de clientes

Faça valer toda a dedicação que você teve até aqui na criação da campanha e antes de enviar o e-mail para a base de clientes que você segmentou, envie um teste. Esse teste pode ser enviado para você ou alguém da equipe que faça a conferência dos dados, informações e links (atenção com as páginas de destino) contidos na ação.

Uma das coisas que você precisa ter em mente é que talvez nas primeiras campanhas de e-mail marketing os resultados não sejam tão bons, para isso fique atento aos resultados e faça testes para validar hipóteses. 

  • Sendo assim não deixe de testar

– Assuntos;

– Textos e segmentos diferentes;

– Dias/horários.

Somente assim você irá conseguir melhorar nas suas estratégias de e-mail marketing. 

  • Monitore e analise os resultados da sua campanha de e-mail

Após fazer os testes e disparar os e-mails, chegou a hora de monitorar e analisar os resultados.

Acompanhe de perto como as suas campanhas de e-mail marketing estão performando. Dependendo da plataforma escolhida para enviar os e-mails, você terá acesso:

  • Eficácia da sua campanha;

  • Retorno sobre investimento, o famoso ROI; 

  • Taxa de abertura, conversões;

  • Taxa de cliques e etc.

Fazer o acompanhamento das métricas é importante para saber se você está no caminho correto.

A ideia é que você consiga informações e conhecimentos com base nos dados coletados durante as análises e faça melhorias nas próximas campanhas.

Curtiu?

Então, agora que você já entendeu os benefícios, as etapas para elaboração e as melhores práticas para atingir o sucesso na fidelização dos clientes, chegou a hora de começar a planejar a sua campanha de e-mail marketing! 

Lembrou de alguém que precisa ver essas dicas?

Compartilhe esse artigo com algum amigo.

Até mais e bons resultados nas suas campanhas de e-mail marketing!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.