fbpx
Dia do Cliente 2020

Além de ser uma data que homenageia os compradores, o Dia do Cliente também é uma oportunidade para você investir em fidelizar seus clientes.

Tenho certeza que você reconhece a importância dos consumidores para sua empresa e como é fundamental colocá-los no centro de sua estratégia.

Por isso você deve aproveitar essa data especial para prestigiar seus clientes e, de quebra, ainda ter a chance de aumentar suas vendas!

Quer saber como fazer isso? Vou te mostrar tudo sobre o Dia do Cliente e as principais dicas de como fazer uma ação efetiva nessa data.

Qual a importância do Dia do Cliente?

O Dia do Cliente é comemorado anualmente em 15 de setembro no Brasil, desde 2003. A data foi estrategicamente oficializada em setembro por ser considerado um mês mais fraco para o comércio.

Apesar de ter sido criada recentemente, essa data tem ganhado muita relevância com o passar dos anos. Isso é evidenciado através do aumento de buscas relacionadas ao Dia do Cliente no Google ao longo do tempo. Ou seja, o número de clientes que conhecem a data e buscam por promoções é cada vez maior!

Dia do cliente
Crescimento das pesquisas sobre o assunto no Google

Como vender mais no Dia do Cliente?

A principal resposta para essa pergunta está no seu cliente e na proposta de valor do seu negócio. Afinal, para uma ação de marketing gerar resultados positivos, ela precisa fazer sentido tanto para o seu negócio quanto para seu público-alvo.

Sendo assim, é interessante refletir sobre:

Qual o seu público-alvo?​

Que tipo de cliente consome mais no seu negócio? Por exemplo, você pode atender mais famílias, um público mais jovem ou trabalhadores de empresas próximas ao seu negócio.

Conhecer o seu cliente vai te ajudar a pensar nos benefícios e promoções que irão chamar a atenção deles. Mas não só isso, a forma com que você vai se comunicar precisa ser pensada de acordo com a sua clientela.

Qual a proposta de valor do seu negócio?​

Talvez você esteja pensando na qualidade do seu produto, ótimo atendimento ou preço justo, mas a proposta de valor vai além disso. Ela tem muita relação com o seu cliente e como ele enxerga sua empresa.

Comece com uma pergunta simples: pelo que o seu negócio é lembrado? Sua empresa pode ser lembrada como um lugar para comemorar datas especiais ou simplesmente como um local para ter uma experiência fora da rotina durante a semana.

Dicas de ações para o Dia do Cliente

Depois de refletir sobre a sua proposta de valor e público-alvo, agora é hora de se inspirar com exemplos práticos de ações para o Dia do cliente.

1. Presenteie o seu cliente com mimos

Se você está antenado com as redes sociais, provavelmente já leu o termo “mimo”. A palavra foi popularizada pelos influenciadores digitais e é utilizada para falar dos presentes enviados pelas marcas.

Afinal, quem não gosta de receber um mimo? Principalmente se você receber de uma empresa que é cliente fiel. É nessa tendência que está a oportunidade. E se você entregasse um mimo aos compradores da sua loja no Dia do Cliente?

Assim eles poderão levar para casa o presente como uma lembrança da experiência que tiveram na sua loja! Olha que exemplo bacana da Stout Burger.

Promoção da @stoutburgeroficial
Promoção da @stoutburgeroficial

2. Ofereça um acompanhamento ou sobremesa grátis

Assim como no item anterior, esta também é uma oportunidade de oferecer um benefício mais palpável. O legal de oferecer um acompanhamento ou sobremesa grátis na compra de outro item principal do cardápio é que o cliente consegue visualizar melhor o que ele vai ganhar.

Em outras palavras, um cupom de desconto pode não deixar muito claro para alguns clientes o real benefício da promoção. Então, nesses casos, um item grátis aparece como uma solução inteligente. 

Veja o exemplo a seguir em que o Mania de Churrasco ofereceu uma linguiça extra para completar o almoço no Dia do Cliente.

Promoção do @maniadechurrascoprime

3. Que tal um cupom de desconto?

Se por um lado o cupom de desconto pode não ser muito tangível, por outro ele garante que você vai agradar os diferentes perfis de clientes que você pode atender

Ao analisarmos novamente o exemplo do Mania de Churrasco, podemos imaginar que deva existir uma parcela de clientes do restaurante que não gosta de linguiça.

Por consequência, esses clientes não foram atingidos de forma efetiva pela promoção. É nesse ponto que o cupom se destaca, seja em forma de porcentagem (10%) ou valor concreto (R$ 20,00), ele atende aos diferentes perfis de consumidor.

Veja 7 dicas de como aumentar as vendas em seu delivery.

Promoção do @puro.acai

4. Faça um combo exclusivo para o Dia do cliente

Por fim, fazer um combo exclusivo para o Dia do cliente também pode ser uma ótima estratégia. Isso porque ele dá aos consumidores a sensação de que estão fazendo um “bom negócio” e economizando dinheiro.

Além de ter um potencial para aumentar as vendas na data especial, o combo permite aumentar o gasto médio individual por compra do seu cliente! Ou seja, a sua clientela tende a comprar o combo da promoção ao invés de um item individual.

Promoção do @makeburgers
Promoção do @makeburgers

Fique atento

Gostou das dicas práticas? Dá pra ver que você está inspirado a fazer a melhor ação que o seus clientes já viram! Mas para isso, fique atento a alguns detalhes que vou abordar aqui de maneira rápida.

1. Prazos devem ser bem estabelecidos de antemão

Um dos gatilhos mais fortes para trazer os clientes ao seu negócio é a sensação de urgência. Caso sua ação dure por muito tempo, a sensação será perdida e as pessoas não a enxergarão com tanta seriedade.

No caso do Dia do Cliente, faça a ação no dia específico (15 de setembro) ou durante toda semana. Assim, consegue aproveitar melhor e aumentar as vendas do mês de setembro.

2. Inove e faça diferente

Eu sei que o mercado está super competitivo e que talvez você já esteja fazendo promoções frequentemente. Mas com isso, seu negócio corre o risco de ser repetitivo em suas ações promocionais. Por mais que o nome possa ser diferente, o cliente sabe que no fundo é igual as outras.

É por isso que você precisa inovar e fazer diferente! Pense em uma ação que ainda não fez no seu negócio. E, principalmente, em uma promoção que seja relevante e atraente ao seu cliente. 

Essa é a hora de mostrar que ele é importante para o seu negócio e que sua loja está lembrando com carinho do Dia do Cliente.

Confira 9 ações criativas para o seu restaurante reverter as perdas do Coronavírus.

3. Aposte na divulgação e comunicação

Não adianta nada fazer uma promoção se as pessoas não ficarão sabendo delas. Por isso, é importante ter acesso a diferentes canais para divulgar a novidade aos seus clientes.

Alguns canais já vieram a mente, né? Sim, você pode divulgar no WhatsApp ou na página oficial da sua loja no Facebook e Instagram. Mas e se você pudesse enviar a novidade de forma personalizada e automatizada para os seus clientes?

A Zygo tem a melhor ferramenta de fidelização, que te permite se comunicar com os seus clientes de forma automatizada e ainda te ajuda a mensurar o retorno que suas ações estão dando ao seu negócio.

Assim fica mais fácil acompanhar os resultados e também entender quais ações fazem mais sucesso com a sua clientela.

Converse com um dos nossos consultores hoje e entenda como a Zygo pode te ajudar no relacionamento com os seus clientes.

Espero que você esteja inspirado, cheio de ideias e que seu Dia do cliente seja um sucesso

Lembrou de alguém? Compartilhe esse conhecimento com alguém que precisa ver essas dicas.

Agora veja 4 passos para fidelizar os clientes com marketing de relacionamento.

Obrigado e boas vendas!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.