fbpx
Cultura do restaurante

Pensar em cultura no restaurante ultimamente está meio impossível, né?

Os bares e restaurantes estão vivendo, nos últimos meses, um momento muito atípico. Eles lutam bravamente pelo movimento, investindo seu tempo e dinheiro em ações de atração mirabolantes.

Porém, existe um ponto tão essencial quanto, que muitos deixam passar batido: a motivação da equipe através da cultura do seu restaurante.

A motivação é um fator que influencia muito na produtividade dos funcionários e, consequentemente, no lucro da empresa.

Dessa forma, um restaurante que possui uma cultura que motive os garçons, cozinheiros e auxiliares, faz com que eles se sintam valorizados e importantes. Garantindo assim, um serviço de qualidade que satisfaça os clientes.

Quer entender mais sobre a cultura baseada na motivação de equipe e como colocar em prática aí no seu negócio? Vem comigo que eu te conto.

A importância da cultura no restaurante.

A sua equipe tem um papel importantíssimo, principalmente nesta fase de retorno às atividades pós pandemia. É ela quem vai envolver os seus clientes, trabalhar com eficiência e potencializar os recursos que o seu restaurante possui. 

Cultura do restaurante

O proprietário ou o gerente geral devem possuir habilidades para orienta-los e apoiar uma cultura positiva, em prol do engajamento da equipe. Caso contrário, terá problemas de desempenho, grande rotatividade de funcionários e clientes insatisfeitos.

Pensando nisso, o seu restaurante pode não apresentar uma cultura forte a primeira vista, mas isso só funciona até que sua equipe se depare com algum problema. Um cliente que recebeu um pedido errado, algum funcionário que está atrasado ou não apareça no turno ou até mesmo quando falta algum produto.

Em ambientes assim, arrumariam um culpado, gerariam conflitos e cada pessoa continuaria fazendo somente suas atividades, sem pensar no coletivo e no sucesso negócio.

Dessa forma, sem uma liderança que fortaleça a cultura positiva, os funcionários trabalham apenas o suficiente para ganhar o combinado. Possuem sinais de indiferença e desânimo, fazem somente o que lhes é pedido, sem se preocupar com o restante da equipe e com as oportunidades de melhorias.

Sendo assim, é nesse “novo normal” em que o esforço para trazer clientes até o restaurante é gigantesco, colaboradores desengajados e imersos em uma cultura fraca, podem fazer esse esforço ser em vão.

O que faz a cultura dos restaurantes?

Pensando nisso, separei aqui algumas características de restaurantes que possuem uma cultura extraordinária, criando equipes engajadas e gerando resultado!

Trabalho em conjunto:

A gerência e a equipe contribuem e trabalham juntos para resolver problemas e situações de uma maneira que todos se sintam bem, e o melhor, fazem isso voluntariamente.

Mais resultados com menos funcionários:  

Fazem mais com menos funcionários, pois todos estão apoiando uns aos outros e trabalhando com o mesmo objetivo: Uma experiência excepcional do cliente 

Bom ambiente de trabalho:

Os funcionários trabalham mais felizes em um ambiente positivo e divertido, onde sabem que tem o apoio e a preocupação dos colegas para fazer um bom trabalho.

Comprometimento de todos:

Equipe e gerência que não tem medo de botar a mão na massa para garantir que o cliente esteja satisfeito. Quando a equipe vê a sua liderança fazendo o que for preciso em prol do negócio, passa confiança e credibilidade. Como por exemplo: trabalhar na preparação da comida quando a cozinha estiver com alta demanda, levar o cliente até o carro com um guarda-chuva durante uma chuva forte e até mesmo limpar o banheiro.

Alto padrão:

Manter um alto padrão, desde o que sai da cozinha até o cliente final. Quando os funcionários veem o negócio seguindo um padrão de experiência elevado, ele se sentem engajados parar seguir na mesma linha. Diante desse “padrão elevado” os funcionários de baixo desempenho ficam mais aparentes, permitindo ver quem está se esforçando para se tornar um bom funcionário ou quem está desengajado. Mas cuidado, se exigir esse padrão elevado, a liderança deve dar as ferramentas e treinamentos necessários. 

Como construir uma cultura forte no restaurante?

Uma cultura não é implementada de uma hora para a outra, mas sim a partir de uma construção com a equipe através de alguns passos que vou te explicar agora.

1º Passo – Ofereça treinamentos:

Quando os funcionários sentem que o líder se importa com o desenvolvimento profissional deles, faz com que se sintam mais valorizados e, consequentemente, mais engajados.

Portanto, promover treinamento e capacitação é uma ótima maneira de engajar a equipe.

2º Passo – Compartilhe responsabilidades: 

Uma equipe com mais interações e com responsabilidades mútuas, evita a falta de diálogo e a desconexão entre os próprios funcionários e a liderança.

A falta de interação leva cada pessoa a se preocupar apenas com as suas tarefas e esquecer do objetivo maior, que é servir o cliente da melhor maneira possível.

3º Passo – Estabeleça metas: 

Estabelecer objetivos reais para que a equipe toda trabalhe em cima é um ponto importante. Isto gera uma visão mais clara do que eles estão buscando e se unindo para conquistar.

Pensando nisso, a liderança deve criar as metas e os prazos com a equipe, para que seja uma construção conjunta e tangível. Além disso, mais importante do que apenas estabelecer essas metas, é comemorá-las quando forem conquistadas.

Podem ser dadas recompensas financeiras, vales descontos ou até mesmo uma comemoração com o próprio time, isso tudo gera mais motivação para alcançar as próximas metas.

4º Passo – Fomente o feedback: 

Uma liderança que busca ouvir seus funcionários, entendendo o que cada um pensa sobre o negócio, a sua função de trabalho e os colegas, consegue ter clareza no que precisa melhorar e o que está dando certo.

Dessa forma, o feedback melhora e muito o engajamento da equipe, pois quando eles são ouvidos e vulneráveis, a confiança cresce entre as partes. Além disso, um bom gestor resolverá o problema o mais rápido possível.

5º Passo – Trabalhe a confiança: 

Podemos dizer que a confiança é a base de tudo, com ela você pode trabalhar todos os pontos anteriores da melhor maneira possível. Por isso, a confiança é necessária, já que é o principal ponto de engajamento e motivação da equipe.

Quando os funcionários confiam na supervisão e vise versa, acreditam que todas as partes estão nas melhores das intenções, sendo mais flexíveis e abertos a mudanças.

E não se esqueça, cada pessoa é única e vai se engajar de um jeito diferente. Por isso, cabe a liderança entender a individualidade de cada funcionário e ver o que funciona ou não no seu próprio negócio.

A cultura do restaurante na prática!

O Outback é um grande e perceptível case de sucesso de treinamento e engajamento de equipe. 

Cultura do restaurante

Os funcionários passam por diversos treinamentos, participam de palestras motivacionais com temas sobres coragem e hospitalidade, conceitos que são vividos no dia a dia do restaurante. Além de conversas sobre o próprio Outback, como cardápio e atendimento de forma personalizada.

Além disso, após todos os treinamentos, as famílias dos funcionários são convidadas a jantar no restaurante, para conhecer o futuro trabalho do familiar e poder avaliar o atendimento.

E mesmo depois de todos esse processo, o trabalho é reconhecido por meio de broches que cada pessoa recebe por uma ação feita além da sua função “normal”. Reconhecendo, desta forma, os funcionários que não fazem apenas o básico.

Com isso, a equipe está sempre em constante evolução e principalmente engajada pelo sucesso do restaurante.

Conclusão

Espero que você tenha reconhecido a importância de uma cultura forte no seu restaurante e o quanto ela pode engajar a sua equipe. Tenho certeza que unindo as suas iniciativas de marketing para atrair clientes e uma casa bem organizada para atendê-los bem, o seu negócio estará no caminho certo.

Gostou do assunto ou lembrou de alguém que precisa conhecer a importância de uma cultura para engajamento de equipe?

Compartilhe esse conhecimento 🙂

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.