fbpx

Os clientes são considerados a parte mais importante de qualquer negócio, ou seja, é necessário ter um bom relacionamento com eles. Por isso, não adianta ter um ótimo produto ou serviço se a comunicação com seus clientes não for efetiva.

Ter uma comunicação clara é primordial para atrair novos clientes e gerar um bom relacionamento com os que você já possui. Saber como se comunicar, quais estratégias e canais utilizar é muito importante para destacar sua marca e fidelizar os seus clientes.

Dessa forma, a comunicação é uma peça chave para o crescimento do seu negócio e muitas vezes pode ser vista como um grande desafio. Por isso, vou te apresentar algumas dicas para você melhorar a sua comunicação com os seus clientes e descobrir que é mais fácil do que parece.

Portanto, nesse artigo você vai aprender a importância de ter uma comunicação assertiva, como conhecer os diferentes perfis dos seus clientes, quais canais você pode utilizar e como construir uma comunicação personalizada. Além disso, eu trouxe uma dica de ouro no final do texto. Ficou curioso? Vem comigo!

Por que ter uma comunicação efetiva é importante?

Um bom relacionamento é formado por uma boa comunicação. Pois, é através dela que você vai conseguir chamar atenção de futuros clientes e engajar os que você já tem.

Uma comunicação assertiva é aquela que consegue passar as informações com clareza, dinâmica e respeito, obtendo o retorno esperado. Além disso, quando você conhece os seus clientes e os canais que eles se encontram, uma comunicação assertiva se torna personalizada também.

Portanto, uma comunicação efetiva pode ser um grande aliado para o seu negócio e gerar impactos na lucratividade também. Afinal, com a comunicação certa, mais clientes você conquista e mais fiéis a sua marca eles se tornam.

Pensando nisso, vamos focar nos principais pontos de uma boa comunicação: assertividade e personalização.

Conheça o seu cliente

Para construir uma boa comunicação é essencial conhecer o perfil dos seus clientes. Afinal, não adianta você utilizar diversas estratégias de comunicação em diversos canais que não condizem com os consumidores que frequentam o seu negócio.

Pensando nisso, uma forma de fugir desse erro é conhecendo a persona do seu restaurante. A persona é um personagem semifictício, que representa o seu consumidor final. Por isso, ela é baseada em dados reais sobre comportamento e características dos clientes. Por exemplo, suas histórias pessoais, motivações, objetivos, desafios e preocupações.

Portanto, o objetivo é criar um perfil que sintetize as principais características dos seus clientes para que o seu negócio consiga criar estratégias alinhadas ao seu público e capazes de atender suas demandas.

Dessa forma, você consegue otimizar o seu tempo, produzir conteúdos mais direcionados e escolher os canais mais eficientes.

#1 Comunicação efetiva: Como a persona pode ajudar.

Não há segredos na hora de criar a sua persona. Você precisa conversar com os seus novos e antigos clientes, tanto com experiências positivas quanto negativas.

Dessa forma, você consegue criar a sua persona de duas formas:

1. Proto persona: são baseadas na sua intuição e no seu conhecimento sobre os seus clientes.

2. Personas: são baseadas em pesquisas realizadas diretamente com seu público.

Pensando nisso, elencamos 5 passos para você criar a sua persona:

1º passo: Defina qual o tipo de pesquisa

Existem várias formas de fazer uma pesquisa. Porém, sugerimos que escolha entre a entrevista semiestruturada (perguntas pré-definidas) ou um questionário (lista de questões). 

Entenda que a sua escolha dependerá de suas limitações de equipe e recursos financeiros.

2º passo: Defina quais as perguntas

Essa etapa varia de negócio para negócio. Porém, no geral existem algumas informações básicas, como:

▪ Sexo

▪ Idade

▪ Profissão

▪ Nível de escolaridade

▪ Conteúdos preferidos

▪ Necessidades e desafios

Lembrando que essas perguntas são como um guia, é necessário adaptar de acordo com o seu negócio.

3º passo: Aplicação da pesquisa

Como falamos no início, você deve aplicar a pesquisa com os clientes novos e antigos. Dessa forma, é necessário aplicar a pesquisa de personas com 20 entrevistados, no mínimo. 

Pensando nisso, você pode aplicar a pesquisa com o Google Forms, já que ele atende a necessidade das duas formas de pesquisa citadas anteriormente.

4º passo: Análise dos dados da pesquisa

Nesta etapa, o objetivo é agrupar as respostas semelhantes e identificar padrões. Por isso, utilize uma planilha para organizar os dados obtidos e analisá-los.

Lembrando que o mais importante é você entender quais dados são mais necessários de acordo com o seu público.

5º passo: Formalização das personas encontradas

Por fim, é necessário criar um documento para formalizar e registrar as personas que você identificou na pesquisa.

Dessa forma, para essa etapa você pode utilizar um documento do Google Docs ou até mesmo planilhas.

Quer se aprofundar no assunto? Veja esse artigo

#2 Comunicação efetiva: Escolha o canal certo!

Agora que nós já entendemos a importância de construir uma comunicação efetiva e conhecer os clientes, vamos descobrir os principais canais que você pode utilizar.

Vivemos em uma era tecnológica e interativa. Portanto, existem diversas maneiras de você se comunicar com os seus clientes. Pensando nisso, nós fizemos um vídeo bem interessante apresentando os três principais canais, mas podemos resumir em:

SMS

É o serviço de mensagem curta mais conhecido do mundo. Trouxe para as pessoas uma forma diferente de se comunicar, pois existe uma limitação de espaço de 160 caracteres. Portanto, esse canal funciona para você ganhar atenção dos seus clientes e direcionar a uma ação desejada.

Como por exemplo, informe sobre uma promoção ou oferta exclusiva em seu canal de pedidos.

Comunicação efetiva: Exemplo de SMS

E-mail

Segundo uma pesquisa da Pew Research, 92% dos adultos utilizam e-mail sendo que 61% deles utilizam diariamente. Pensando nisso, podemos afirmar que o e-mail é um ótimo canal para gerar valor para sua marca e direcionar as suas ações também.

Como esse canal comporta mais espaço para criar conteúdo, não tenha medo de utilizar imagens dos seus produtos e emojis. Dessa forma, você chamará mais atenção dos seus clientes para o seu objetivo.

Redes Sociais

As redes sociais dominaram o mundo todo, existem bilhões de usuários ativos nas principais redes todos os dias, conectados e atentos a tudo. Logo, você tem um mundo de oportunidades em suas mãos.

Nesse sentido, você deve utilizar as redes sociais para vender seus produtos de forma direta e atrair novos clientes para o seu negócio. Então abuse dos vídeos, stories e fotos dos seus produtos, utilize esses canais para se aproximar cada vez mais dos seus clientes.

Comunicação efetiva: Exemplo de post nas redes sociais: @moochachoburritos

#3 Comunicação efetiva: Invista nas suas comunicações

Depois de conhecer seus clientes e os canais de comunicação que você pode utilizar, você está pronto para dar mais um passo. Criar estratégias para chamar a atenção do seu público e atrair novos clientes através da comunicação efetiva e atrativa.

Pensando nisso, separei três maneiras de você se comunicar de forma efetiva com seus clientes através das redes sociais. Se liga aqui!

Faça um sorteio nas suas redes sociais

Todo cliente gosta de ganhar um presente, isso todo mundo sabe. Então, utilize isso ao seu favor, faça um sorteio em suas redes sociais. Dessa forma, você estará fidelizando seus clientes, atraindo novos, divulgando a sua marca e o seu produto

Incrível, não é mesmo? Veja esse exemplo da Tudo Acaba Em Pizza: 

Comunicação efetiva: Exemplo de sorteio no Instagram: @_tudoacabaempizza

Faça uma parceria com um influencer

Com as redes sociais a todo vapor, o Marketing de Indicação se destaca muito e com ele os Influenciadores Digitais. Já que, por meio deles, a indicação se torna uma ferramenta muito forte e você pode utilizar isso para atrair novos clientes.

Para iniciar essa parceria, siga esses passos:

▪ Pense na sua estratégia;

▪ Defina o objetivo da campanha;

▪ Conheça o seu público;

▪ Estipule o resultado que deseja alcançar;

▪ Encontre o influenciador ideal para a sua marca.

Coloque em prática e acompanhe os resultados, você vai se surpreender!

Faça promoções exclusivas

Qual cliente não gosta de uma boa promoção? Não preciso nem responder, você já sabe. Então, crie campanhas exclusivas em suas redes sociais, utilize datas comemorativas e presenteie os seus clientes com ofertas e promoções.

Dessa forma, ele se sentirá especial e você ainda chamará a atenção de outros clientes novos. Utilize suas redes sociais como seu canal de comunicação para a divulgação. Abuse dos combos, como a Yellow’s Pizzaria fez:

Comunicação efetiva: Exemplo de promoção no Instagram: @yellowspizzaria

Faça comunicações personalizadas

Ufa! Nós já aprendemos muita coisa, não é mesmo? Mas se você quer ir além disso e ser mais assertivo em suas ações, eu tenho algumas dicas que irão te ajudar a ter uma comunicação mais personalizada e exclusiva. Vem comigo: 

Faça promoções exclusivas

Nada melhor do que presentear os seus clientes mais fiéis, hein? Além disso, cliente feliz e satisfeito divulga a sua marca para outras pessoas. Então, crie ofertas exclusivas, promoções e lembretes para esse público.

Dessa forma, você irá agradar aqueles que já te visitaram e gerar a oportunidade de atrair clientes novos. Perfeito!

Envie comunicados personalizados para os aniversariantes

Mostre para os seus clientes que você lembra deles. Por isso, chame os aniversariantes do mês para comemorarem na sua loja, com certeza eles não irão sozinhos.

Com isso, você ainda ganha a chance de atrair clientes novos para o seu negócio.

Depois de tudo isso, você deve estar se perguntando: “mas como eu vou fazer todas essas ações e tornar a minha comunicação mais efetiva?” Eu tenho a resposta, na verdade a Zygo tem… A melhor ferramenta de fidelização de clientes!

Com ela, você consegue gerar um banco de dados dos seus clientes, segmentar suas promoções, automatizar suas ações e de quebra ter um consultor que irá acompanhar todo o seu crescimento e seus resultados. Quer conhecer mais?

Espero que esse texto tenha ajudado você a conhecer mais sobre o assunto.

Lembrou de alguém que precisa ver essas dicas? Compartilhe esse artigo com algum amigo.

 

Até mais e boas vendas!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.