fbpx

Para amenizar as perdas financeiras causadas pela crise do novo coronavírus, muitos restaurantes têm optado por transformar seus buffets em delivery de marmitex. O serviço, que já estava em alta antes da crise de calamidade pública por causa do novo coronavírus, agora ganha ainda mais força e pode ser a oportunidade para que donos de restaurantes continuem faturando em meio às medidas de isolamento social. 

E não pense que só porque as pessoas estão em casa, que a demanda por mamitex poderá ser pequena. Há muito cenários a serem considerados, por exemplo o grande número de trabalhadores em home office, trabalhando remotamente e sem muito tempo e interesse para cozinhar diariamente. Outro fator importante é o custo benefício da marmitex para o cliente, que sem muito trabalho tem seu almoço com variedade de alimentos e facilidade em sua casa. 

Por isso, separamos 6 dicas preciosas para restaurantes que desejam começar a vender marmitex por meio de delivery.

MARMITAAAA-2
Salada e carnes são ótimos pratos para se colocar na marmitex.

Passo 1: entender para quem você quer vender

Antes de começar a planejar a logística das entregas ou até mesmo o cardápio, é necessário definir quem é seu público alvo. Para isso, é só fazer uma atividade simples que é imaginar quem seria o cliente ideal para consumir seu alimento. Nesta etapa, é importante definir se você quer vender um tipo de comida mais saudável, para pessoas fitness por exemplo… ou se o seu tipo de cliente ideal é o que consome a típica comida caseira, com uma variedade maior de alimentos. 

Passo 2: definir o cardápio

Depois de definir quem deve consumir seu alimento, é a hora de começar a pensar no seu cardápio. Se você já é conhecido pelo buffet de almoço do seu restaurante, talvez seja interessante disponibilizar marmitas com uma variedade maior de alimentos, por exemplo, adicionar a opção de o cliente poder escolher acompanhamentos como farofa, molhos, saladas ou batata fritas. Mas se o perfil do seu restaurante são pratos mais finos e elaborados, uma boa dica é mantê-los como opção de marmita, uma vez que muitos pratos sofisticados não perdem a qualidade quando são colocados para delivery.

Clique aqui para saber mais sobre como montar seu cardápio de delivery

MARMITAAA-1
Para definir o cardápio é necessário saber que alguns alimentos viajam bem, enquanto outros não.

Passo 3: planejar e realizar o controle financeiro

Após a definição de qual será seu cardápio, é hora de avaliar cada custo que você terá ao implementar um delivery de marmitex. Esta etapa é uma das mais importantes, pois definirá seu orçamento e margem de lucro sobre as vendas. 

Para calcular o preço que cada marmita deverá ser vendida, você precisará considerar:
– o preço de cada alimento necessário para fazê-la
– o preço de embalagens
– custo dos trabalhadores 
– custo do motoboy ou serviço de entrega 
– custos adicionais, como energia, água, gás e internet

Se você vai começar do zero no serviço delivery, outras variáveis devem ser consideradas, pois possivelmente será necessário um investimento maior em materiais para a cozinha, divulgação e contratação de trabalhadores. 

Passo 4: escolha do serviço de delivery

Depois de entender melhor sua realidade financeira, agora você pode começar a analisar os serviços de delivery existentes. Os serviços de delivery possui diversos benefícios, o principal deles é concentrar vários clientes em apenas um lugar (site ou aplicativo), te dando mais visibilidade online.

Mas é preciso levar em conta o quanto as taxas cobradas pela maioria deles pode impactar no seu lucro final e o quanto você está disposto a investir em um serviço de delivery. Uma boa dica é utilizar o Delivery Do Bem, que não cobra taxas e que foi criado pela Zygo para ajudar os restaurantes a enfrentarem a crise do coronavírus.

Confira essas dicas para implementar uma operação de delivery no seu restaurante

eea481b040da9cb2f49288918e6d77f1-600x500
Uma boa dica é comprar embalagens com divisórias para separar diferentes tipos de alimentos e não retirar a qualidade deles.

Passo 5: cuidados com a higiene

Manter ou estimular os processos de higiene já é muito importante normalmente quando se diz respeito ao manuseio e vendas de alimentos. Agora, com a pandemia do novo coronavírus, é ainda mais importante não só manter os locais limpos e higienizados, mas também passar para o seu cliente a confiança para consumir seu alimento. Para isso, forneça máscaras para seus funcionários e álcool em gel ou álcool líquido 70% para os entregadores. 

Não se esqueça de aproveitar as redes sociais para mostrar como você se preocupa com a segurança dos alimentos e de seus funcionários. Faça publicações ou grave stories para mostrar a rotina de higiene do seu restaurante.

Passo 6: prepare a divulgação do delivery

Agora que todos os passos importantes para a operação do delivery de marmitex estão definidos, chegou a hora da divulgação. Se você tem uma equipe de marketing, é o momento de focar totalmente no delivery, com muitos posts nas redes sociais. Aproveite também para distribuir aqueles panfletos parados que podem ser reaproveitados nesse momento, colocando-os no correio da vizinhança. 

Mas não se esqueça de se higienizar bem quando for distribuí-los e nunca entregá-los diretamente nas mãos dos seus clientes – todo contato físico deve ser evitado! Outra boa forma de realizar a divulgação do delivery é realizando promoções ou dando descontos para pedidos online. Use a criatividade para realizar a ação que melhor combina com a sua loja!

Conheça o Delivery do Bem

A Zygo desenvolveu o Delivery do Bem, um portal de delivery totalmente gratuito para que negócios como o seu possam continuar funcionando. 

O Delivery do Bem não cobra taxa dos restaurantes, portanto todas as vendas feitas são 100% do estabelecimento (diferentemente de outros sistemas que cobram até 27%)!

Artigos relacionados

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.