fbpx
delivery

Leia algumas dicas de como criar estratégias que mantenham seu restaurante operando no delivery, vendendo por aplicativos, de forma constante e por muito mais tempo!

Cinco mil reais em um mês no delivery de aplicativos!

Você já viu esse tipo de vídeo?

É um tipo de conteúdo sensacionalista que viraliza com facilidade. Quem não quer saber como ganhar cinco mil reais em um mês não é mesmo?
Esses conteúdos em geral, supostamente ensinam um passo a passo de como se engajar em alguma atividade de forma criativa ou com o mínimo de recursos possíveis e conseguir obter todo esse retorno. Se você não conhece ainda dá uma olhadaSão ótimas formas de entretenimento.

 Mas falando especificamente das ideias relacionadas a delivery, são péssimos exemplos de como ter uma operação rentável de delivery, vendendo por Ifood, Uber Eats, Rappi, 99 Food e aplicativos locais de pedidos como Aiqfome e o nosso queridinho Delivery do Bem.

Se você quer criar um negócio de delivery que vai durar por muito tempo, fuja dessa cilada. Leia o texto até o final para entender porquê.

O João do Ifood

João do Ifood traz em sua descrição do Instagram a seguinte frase:

Especialista em Delivery #IFOOD⚠️POSSO TE AJUDAR A CRIAR O PRÓPRIO NEGÓCIO DE DELIVERY⚠️
👇SAIBA MAIS👇

Porém também traz uma opinião bastante enviesada sobre operações de delivery sustentáveis. E estimula coisas que destoam muito de uma operação profissional como meios de higiene duvidosos, transporte informal, formalização jurídica inexistente e etc.

Se você procura abrir um restaurante delivery, faça da maneira correta, busque ajuda junto ao SEBRAE, ou à Abrasel.

Um modelo sustentável de negócios para delivery de aplicativos

Muitas vezes em conteúdos sensacionalistas como os vídeos de cinco mil em um mês, as atividades são executadas por um dia, ou uma semana e o valor obtido com o lucro é extrapolado para o resto do mês. Todo dono de restaurante sabe que existe uma flutuação de faturamento e uma sazonalidade. Ainda mais com a instabilidade causada pelo COVID-19.

Confira 8 dicas para começar uma operação de delivery no seu restaurante durante a pandemia do coronavírus.

Além disso, os planos de negócios são montados às pressas. Um bom modelo de negócio é avaliado, testado e adaptado algumas vezes. Tudo bem criar um plano de negocio rápido, após colocar ele em prática você vai perceber se tiver cometido algum erro ou negligenciado alguma coisa. Vai pode adaptar e mudar. Mas se você operar só um dia ou uma semana, pode nem perceber as más escolhas que fez no longo prazo.

Outra coisa muito errada nesses conteúdos é o estímulo a um único canal de venda para sua operação delivery.

O Ifood é um ótimo marketplace de entrega de comida. Com certeza sua loja pode se beneficiar em estar presente nesse canal de vendas. Porém é preciso ter cuidado para não virar refém da plataforma. Nem tudo são flores, confira essa matéria da BBC Brasil que conta como alguns restaurantes que vendiam por aplicativos de delivery tiveram que fechar as portas.

O que o João do Ifood não mostra

Agora que você já sabe como NÃO montar a sua operação de delivery e que tipo de conteúdo NÃO usar como base, que tal aprender como fazer do jeito certo?

É muito fácil, basta seguir essas dicas:

  • O seu plano de negócio.

  • Nem pensar em exclusividade!

  • Controle o seu caixa.

  • Reinvestir no negócio.

  • Fidelizar seus clientes.

O seu plano de negócio

Fazer um plano de negócio não é uma tarefa muito difícil. O que o João do Ifood não mostra é que o difícil é validar o modelo previsto no plano para o seu negócio no mundo real. Frequentemente muitas alterações são necessárias e a presença de algum consultor ou especialista no assunto é importantíssima. Talvez somente após meses de operação, você perceba que vale mais a pena contratar um motoboy do que pagar as taxas para parceiros de logística. Tudo vai depender da sua estratégia, do volume de pedidos e do seu ticket médio.

Conheça o Plano de negócio 3.0 do SEBRAE.

Confira esse artigo da Azulis sobre contratação de motoboy.

Entenda com o SEBRAE o passo a passo de montar um Hamburgueria do jeito certo.

Nem pensar em exclusividade!

Ter seu faturamento dependendo de um único canal é uma péssima jogada. Independente das condições que lhe ofereçam, evite ao máximo ficar nesse tipo de situação.

Por mais que o Ifood, Uber Eats, Rappi, 99 Food, Aiqfome e o nosso queridinho Delivery do Bem sejam ótimos canais de venda separados, são muito melhores juntos. Ao utilizar todas as plataformas, você deixa de ser dependente de qualquer uma delas. Sabemos que o cliente quer um bom desconto e promoções atrativas, mas você também não quer ser obrigado a fazer alguma promoção maluca que o Ifood te ofereça. Então esteja no máximo de canais de venda possíveis e tente criar seus próprios canais diretos com os clientes, como por telefone ou Whatsapp. Assim você pode diversificar suas promoções e aproveitar o melhor que cada canal de venda tem a oferecer.

Confira essas 9 ações criativas para o seu restaurante reverter as perdas do Coronavírus.

Controle o seu caixa

Ter controle das suas finanças é essencial: ter controle da quantidade de pedidos recebidos por cada canal de venda, por cada ação de marketing e a margem de cada um é essencial para criar estratégias que chamem os clientes para os canais que oferecem mais benefícios.

Procure organizar cada dia os resultados de cada canal de venda e todo o processo de seu restaurante. Entenda os custos fixos, variáveis, taxas, impostos e tudo que incide durante todos os processos pelos quais sua comida passa. Valorize a sua margem a longo prazo! E direcione seus clientes sempre para onde a margem estiver maior a longo prazo.

Webinar NTW Consultoria e Gold Soluções sobre taxas de cartão e margem de lucro.

Reinvestir no negócio

Se você quer ter um negócio próspero e duradouro, invista seu dinheiro onde você pode ter o maior retorno: no seu próprio negócio.

Procure não misturar suas contas pessoais com as contas da empresa.

No delivery busque valorizar seus entregadores, eles são o cartão de visitas da sua empresa e estão sempre lidando com os clientes. Os entregadores são os novos garçons e atendentes.

Veja algumas maneiras de reinvestir na sua empresa:

1. Aumento o capital de giro

Muitas empresas têm bom faturamento e uma boa margem de lucro, porém trabalham com pouco capital de giro, ou seja, não têm dinheiro sobrando. Mantenha seu capital de giro em um nível seguro para caso alguma situação de força maior como o COVID-19 apareça, ou caso você tenha alguma emergência.

2. Modernize seus equipamentos

Equipamentos melhores geralmente são sinônimos de maior agilidade, maior nível de automação, redução de desperdícios, maior escala de produção e consequentemente uma maior margem de lucro.

3. Invista em seus funcionários

Seus funcionários são o coração, braços e pernas do seu restaurante, portanto não tenha medo em investir em promoções, reconhecimentos e capacitações da sua equipe.

4. Invista em estratégias de longo prazo

Procure investir em coisas que podem te trazer grande alavancagem no longo prazo, como abertura de uma nova unidade, adesão de novos produtos ao seu mix, criação de aplicativos ou até mesmo uma consultoria.

Veja 4 passos para fidelizar os clientes com marketing de relacionamento.

Fidelizar seus clientes

Para concluir, vale lembrar que o foco do seu trabalho todos os dias deve ser colocar o seu cliente em primeiro lugar e manter ele satisfeito e feliz com sua marca.

Crie grupos no Whatsapp, salve os contatos em uma planilha ou tenha um Software de gestão de clientes.

Conhecer os seus clientes e manter uma comunicação aberta e constante com eles são as melhores maneiras de não ficar refém de nenhuma plataforma de delivery e ter uma operação rentável e duradoura.

A Zygo tem a melhor ferramenta de fidelização de clientes para restaurantes. Estamos aqui para te ajudar a se relacionar com os seus clientes com o auxilio da tecnologia. Converse com os nossos consultores e entenda a melhor estratégia de fidelização para você:

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.