fbpx

Durante a atual crise de saúde, o delivery se tornou o principal fluxo de receita para muitos restaurantes. À medida que mais esforços de distanciamento social são implementados em todo o país, as vendas de restaurantes acontecerão cada vez mais fora dos estabelecimentos. Embora não seja isento de desafios – incluindo taxas por vários serviços de entrega de terceiros – os restaurantes precisam se adaptar, oferecendo opções de refeições externas de alta qualidade.

Um dos outros desafios do aumento de delivery e take away (retirada no balcão) é o impacto que as avaliações onlines podem ter sobre os restaurantes. Pesquisando sobre qualquer restaurante você provavelmente encontrará pelo menos alguns comentários que têm pouco a ver com comida, ambiente ou serviço no restaurante. Há muitas críticas para o que acaba acontecendo fora do estabelecimento no momento da entrega, diminuindo a contagem de estrelas dos restaurantes devido a fatores fora de seu controle, como quando um motorista de entrega se perde ou fica preso no trânsito.

Como evitar isso?

Crie um cardápio de delivery que seja diferente do que você oferece normalmente, cheio de pratos lucrativos e que viajam bem, para compensar o custo de entrega e evitar críticas negativas que dizem que um prato chegou à mesa de jantar de um hóspede em um estado indesejável.

Aqui estão algumas dicas sobre como manter a comida de entrega com aparência e sabor o mais fresca possível.

Veja estas 8 dicas sobre como implantar uma operação de delivery no seu restaurante durante o coronavírus.

CARDAPIO-1
Salada é uma boa opção de prato que viaja bem.

Como manter a comida do delivery ou retirada fresca

Separe os molhos

A regra nº 1 do delivery é colocar o molho em embalagem separada. Impede qualquer encharcamento e permite que o cliente adicione o molho que desejar. Você já comprou um sanduíche pré-fabricado onde os tomates e a maionese deixavam o pão empapado, deixando o sanduíche estruturalmente desagradável e mole? Não deixe isso acontecer com seus queridos clientes. Embale tudo o que tiver alta umidade separadamente.

Perfure recipientes com um pequeno furo

Por falar em empapado, se você estiver enviando a comida quente para um cliente, faça um pequeno buraco no recipiente para viagem. Isso ajuda a escapar um pouco de vapor e evita que pratos como batata frita percam sua textura e crocância.

Mas atenção: evite fazer isso com comidas que podem vazar, como sopas ou strogonoff. 

Itens quentes e frios em sacos separados

Mantenha os itens quentes e frios separados – como sushi e yakisoba – especialmente quando você estiver lidando com comidas que podem estragar rapidamente. Se o motorista se perder e a comida quente e fria estiver em contato por mais tempo do que o esperado, isso poderá resultar em uma experiência bastante desagradável para o cliente.

Inclua instruções de reaquecimento

Certos pratos ficam menos saborosos quase imediatamente depois de saírem da cozinha do restaurante, mas seu sabor e textura pode ser recuperado com uma rápida passada na misteira ou no microondas.

Itens fritos perdem sua crocância rapidamente se eles forem embalados quente. Se você é conhecido por seus pratos fritos e não quer excluí-los do cardápio no delivery, basta incluir as instruções de reaquecimento, caso julgue ser necessário. Diga a seus clientes que uma rápido passada na panela, forno ou torradeira poderá trazer de volta seu sabor ou textura original.

Você pode essas instruções nos recibos, cartão de nota adicionado ao pedido ou até mesmo como parte da sua embalagem. É uma maneira de mostrar a seus clientes que você se preocupa com a qualidade da comida delivery tanto quanto a que serve no estabelecimento. Além disso, alguns clientes podem não saber a maneira correta para aquecer alimentos frios e que aparelhos de usar. Nesse sentido, você estará ajudando-os, tanto a curto e longo prazo.

CARDAPIO-2
Pizza é um prato clássico no delivery.

Use recipientes com compartimentos

Se você teve algum problema com reclamações sobre alimentos chegarem encharcados ou esmagados, considere utilizar recipientes com compartimentos. Como eles são mais caros, use-os apenas para pratos que são melhores quando seus elementos são mantidos separados.

Não entregue tudo do seu cardápio original

Criar um cardápio específico de entrega e retirada é importante. Não é preciso revisar completamente o cardápio, mas é aconselhável remover os itens que serão danificados pelo tempo em trânsito e adicionar alguns pratos que são bons para viagem em seu lugar.

Estenda sua hospitalidade para fora do estabelecimento

Se o seu restaurante for mais requintado que procura testar as vendas por meio do delivery, tente oferecer um pequeno cardápio com apenas pratos que você conhece que viajam bem e invista em detalhes de luxo, como recipientes e produtos de melhor qualidade, como guardanapos personalizados de alta qualidade.

Por quê? Seus convidados estão pagando o mesmo preço por um item que consumiria no restaurante. Portanto, investir em itens de qualidade superior ajuda a mostrar hospitalidade com os clientes de uma maneira criativa.

Mantenha seu raio de entrega razoável para segurança e qualidade dos alimentos. Você pode ficar tentado a oferecer entregas para toda a cidade, mas a qualidade da comida poderá ser afetada.

CARDAPIO-3
Cremes e purês também costumam manter a qualidade nas entregas.

Ideias de comida para delivery

Agora que você conhece as regras para manter a comida deliciosa, é hora de planejar seus pratos de entrega. Compilamos uma lista saborosa de pratos de delivery, para te inspirar a debater novas idéias de cardápio, de acordo com o cardápio e o conceito do seu restaurante.

Pratos simples

– Sanduíche de frios defumados (baguete, salame ou outro item defumado e molho) 
Coloque o molho em um pequeno recipiente separado.

– Macarrão
Cozinhe a massa por menos tempo para obter uma massa mais al dente do que serviria no restaurante, pois continuará a cozinhar em trânsito, amaciando e absorvendo o molho quente.

– Tacos 
Envie o recheio em um recipiente, a salsa ao lado e as tortilhas quentes embrulhadas em papel alumínio. Inclua instruções de reaquecimento para o recheio e as tortilhas.

– Pizza e pão sírio
Qualquer prato feito de uma crosta assada com coberturas contribui para uma entrega perfeita.

– Bife e purê 
Bife grelhado suculento resiste melhor ao aquecimento do que muitos outros cortes de carne, e o purê de batatas viaja extremamente bem.

– Frango assado com legumes 
Delicioso à temperatura ambiente, mas melhor reaquecido, este é definitivamente um prato de entrega que se beneficia da inclusão de instruções de reaquecimento.

– Canja de galinha
Envie o arroz ou macarrão cozido separadamente, para que não fique mole na sopa quente em trânsito.

– Sopa
Qualquer sopa de legumes em purê será tão boa na chegada quanto sairia da cozinha. Você pode enviar instruções de reaquecimento prescrevendo uma rotação rápida no microondas.

– Frango ou cordeiro com arroz. 
Além de ser fácil de fazer, é um prato que viaja muito bem.

– Empanadas 
Podem ter diferentes recheios e serem apreciadas em temperatura ambiente ou reaquecidas.  

Pratos sofisticados
– Quesadilla de queijo ou sincronizada (quesadilla com uma fatia ou duas de presunto dentro) 
A temperatura ambiente é ótima, mas é ainda melhor depois de serem rapidamente aquecidos em uma panela. As quesadillas que vêm cheias de pico de gallo, frango ou feijão no interior não viajam bem – quanto menos recheio, melhor neste caso. Forneça salsa verde, sour cream e feijão em recipientes separados ao lado.

– Larb tailandês (salada feita de carne de porco moída, vinagrete com molho de limão e peixe, ervas e arroz torrado) 
Essa salada geralmente é servida com arroz, que você deve enviar separado.

– Salada grega 
A salada grega é um daqueles pratos incríveis que melhoram quanto mais tempo marinam – dentro do razoável. Se você vende muita salada grega, pode optar por misturar um lote grande de queijo feta, tomate, cebola, azeitona e pepino a cada duas horas e mantê-lo na geladeira, pronto para ser jogado em um recipiente. Se você fizer salada grega com alface, misture no último minuto para que não murche. Envie pão pita ou alho em um saco de papel ao lado.

– Gozleme de cordeiro ou carne bovina (bolsos de pão achatado grelhados na Turquia cheios de carne moída temperada) 
Este prato é um alimento perfeitamente portátil, mas deve vir em um recipiente perfurado. É também aquele que é facilmente recheado em uma panela.

– Boeuf Bourguignon 
Os ensopados geralmente viajam muito bem e podem ser facilmente reaquecidos. Envie pão ou batatas ao lado.

– Arroz frito, pulao, paella ou biryani
Pratos de arroz geralmente mantêm-se bem em trânsito e podem ser facilmente reaquecidos no microondas. A única grande exceção é o risoto – ele pode ficar gomoso muito rapidamente, portanto não é uma boa opção para delivery.

A adaptação ao pedido delivery pode fazer uma enorme diferença neste momento, e basta uma pequena criatividade – e talvez um membro extra da equipe para manter todos os pedidos funcionando sem problemas.

Esse texto foi traduzido do site Toast, para ler a versão original em inglês é só clicar aqui.

Conheça o Delivery do Bem

A Zygo desenvolveu o Delivery do Bem, um portal de delivery totalmente gratuito para que negócios como o seu possam continuar funcionando. 

O Delivery do Bem não cobra taxa dos restaurantes, portanto todas as vendas feitas são 100% do estabelecimento (diferentemente de outros sistemas que cobram até 27%)!

Artigos relacionados

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.