fbpx

O marketing digital e o investimento em redes sociais são ótimos meios para divulgar o seu negócio. Mas existe uma estratégia muito mais eficaz e menos custosa: tornas seus clientes promotores da marca!

Aqui os clientes fiéis são os seus melhores aliados, defensores da sua marca e seus melhores vendedores. São capazes de promover o seu restaurante entre amigos e conhecidos sem cobrar nada!

Como diz o nosso amigo Mark, CEO do Facebook, “Pessoas influenciam pessoas. Nada influencia mais do que a recomendação de um amigo”.

Talvez você pense que é difícil fazer com que os clientes recomendem o seu negócio.

Mas se você souber como fazer, poderá converter um cliente no melhor promotor do seu negócio. Então vem comigo que eu vou te ensinar como fazer isso!

Porque os clientes promotores são tão importantes?

Hoje no mercado de food service existe uma grande variedade de produtos e serviços disponíveis. Assim, as empresas estão se reinventando cada dia mais para criar uma vantagem competitiva e se manterem vivas no mercado.

Isso dá aos consumidores muitas opções de escolha e, como consequência, aqueles que querem manter (ou aumentar) o seu faturamento precisam se esforçar ainda mais. Um desses esforços é o atendimento personalizado.

Por isso as marcas, e em especial você como empreendedor, devem investir mais no seu relacionamento com o cliente.

Relacionamento com o cliente?

Você sabia que a maioria dos clientes confia muito mais nas propagandas feitas pelos seus amigos ou familiares do que em propagandas feitas pela própria empresa?

Segundo uma pesquisa, 92% dos consumidores afirmam que confiam totalmente na indicação de um amigo acima de qualquer propaganda. Além disso, 70% confiam em comentários de outros consumidores publicados na internet.

Sendo assim, investir no seu relacionamento com o cliente pode ser a chave para o seu sucesso. Pois um cliente encantado pode se tornar um cliente fidelizado e um cliente fidelizado pode se tornar um promotor da sua marca.

É aí que entra o marketing boca a boca: uma estratégia onde os clientes fiéis se convertem em “agentes publicitários” e ajudam a divulgar o seu negócio.

Benefícios de ter clientes promotores

Os benefícios são muitos, mas podemos resumi-los em:

Diminuem o seu custo de aquisição de cliente

Atualmente, atrair um cliente novo para a sua empresa é algo muito caro. Você precisa investir em propaganda, marketing digital, e colocar muita energia em cima disso.

Por outro lado, se os seus clientes são fiéis ao seu negócio, eles mesmos irão trazer novos clientes para você. Isso significa que os seus custos de aquisição vão diminuir.

Geram grande demanda dos produtos e serviços que você oferece

Conforme mais pessoas divulguem o seu negócio por você, mais pessoas passam a conhecer e se interessar por ele. E, conforme aumenta a sua demanda, mais aumentam as suas vendas e as suas receitas.

Aumentam a sua visibilidade nas redes sociais

O mundo está cada vez mais conectado e as mídias sociais são uma ótima forma de divulgar o seu negócio.

Um cliente promotor com certeza fará propagandas do seu negócio nas redes sociais. Isso te deixa mais conhecido na rede de contatos desse cliente, que automaticamente se tornará sua rede de contatos também.

Veja como deixar seu restaurante na boca do povo!

É uma estratégia de marketing duradoura

Um cliente promotor também é um consumidor fiel! O que aumenta as chances de um relacionamento duradouro onde você vai receber as vantagens a longo prazo.

Como converter os clientes em promotores da minha marca?

Tenho certeza que a importância e os benefícios ficaram claros para você. Agora, vou te dar dicas de como aumentar a quantidade de clientes promotores da sua marca. Fique ligado:

1. Supere as expectativas

Não adianta querer que os clientes te recomendem se você não entrega um produto acima das expectativas né?

Nem precisamos ir muito longe para chegar a essa conclusão, basta você se colocar na posição de cliente. Você recomendaria um restaurante o qual não gostou da comida para outro amigo? Pois é, eu também não.

Então o primeiro passo é garantir que você tenha o melhor produto do mercado. Para isso, faça pesquisas de quais são os melhores restaurantes no seu segmento e procure ideias inovadoras.

Peça sugestão aos seus amigos e tenha sempre aqueles “cobaias” para experimentarem e darem uma opinião sincera sobre o produto.

Ah, e não esqueça que quando falamos de melhor produto não estamos falando apenas de sabor viu? Garanta uma boa apresentação nos pratos e também nas embalagens se for o caso de delivery!

Clientes promotores: Esteja presente onde ele estiver!
Clientes promotores: Esteja presente onde ele estiver!

2. Encante os seus clientes

Atender bem aos clientes já virou uma obrigação. Mas que tal encantar os seus clientes?

Quando falamos de encantamento, falamos de surpreender o seu cliente! Isso vai gerar uma experiência tão boa que vai ser difícil ele não te recomendar para outra pessoa.

Mas como fazer isso?

Se liga nas dicas:

  • Invista nos seus funcionários:

Para isso, faça treinamentos e busque ter uma equipe sempre motivada. É preciso ter um time engajado para que o bom atendimento seja a cara do seu negócio.

  • Fique atento aos detalhes que surpreendem:

Invista em conhecer seus clientes e o que é importante para eles. Além disso, você também pode analisar seus concorrentes e encontrar os pontos nos quais seu negócio consegue se diferenciar.

Por exemplo, você pode dar uma entradinha para os clientes quando eles sentam à mesa ou um presente para o aniversariante que reservou o local para jantar com amigos.

Veja os 4 pilares para deixar o cliente do restaurante satisfeito

3. Tenha um programa de fidelidade difícil de ser recusado

Com um programa de fidelidade bem elaborado, você consegue incentivar o seu cliente a voltar mais vezes no seu negócio. Além disso, te permite premiar os consumidores mais fiéis, fortalecendo a relação deles com a sua marca!

Por outro lado, essa estratégia também te ajuda a conhecer os diferentes perfis de clientes que recebe em seu restaurante. Pois eles se sentem mais confortáveis em compartilhar os dados em troca de um benefício.

4. Estimule os clientes a promoverem o seu negócio

Se já divulgamos as empresas que gostamos naturalmente, imagine se tivermos um incentivo interessante para fazer isso?

Essa é a estratégia que fez com que o Paypal crescesse 10% por dia! O programa de indicações é uma estratégia utilizada por grandes empresas para conquistar clientes novos através dos seus clientes fiéis.

Na prática, você oferece uma recompensa a quem indica amigos para consumirem no seu restaurante e se tornarem clientes também.

Se o seu negócio ainda é pequeno e o volume de vendas não é tão alto, você consegue controlar as indicações de forma manual ou através de uma planilha.

Mas se você quer implementar um programa de indicação de forma rápida e prática, a Zygo tem uma ferramenta que vai te ajudar! Com ela, os clientes conseguem indicar seus amigos de forma automatizada.

Além de aumentar sua base de clientes, você vai estar no controle e acompanhar os resultados dessa estratégia. Tudo isso com o apoio de um consultor que vai te ajudar a criar as melhores estratégias para engajar e aumentar a sua base de clientes. Ficou curioso?


Sim! Quero conhecer a melhor estratégia para mim 👈

Espero que esse texto tenha te inspirado e te ajude a fortalecer o relacionamento com seus clientes.

Lembrou de alguém que precisa ver essas dicas? Compartilhe esse artigo com algum amigo.

Até mais e boas vendas!


Conheça a solução de fidelização da Zygo

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.