fbpx

Tenho certeza de que, se você veio até esse texto, já reconhece a importância da fidelização de clientes. Principalmente, dentro de um mercado que está cada vez mais competitivo.

Nesse sentido, o cartão fidelidade aparece como uma alternativa para iniciar um relacionamento com os clientes e oferecer vantagens para que eles continuem voltando. Mas será que é a melhor alternativa?

Para responder essa pergunta, vamos conversar sobre as vantagens e desvantagens desse tipo de ação. Além disso, também vou te mostrar as principais dicas de como fazer seu cartão fidelidade e disponibilizar um modelo de cartão fidelidade gratuito. Vamos lá?

Vantagens do cartão fidelidade

Disponibilizar o cartão fidelidade para seus clientes tem diversos benefícios. Por exemplo: baixo custo, conhecer quem são seus clientes fiéis e deixá-los mais felizes. Abaixo, confira mais detalhes de cada uma das vantagens!

1. Baixo custo

Primeiramente, não é necessário investir muito dinheiro para implementar uma estratégia como essa. O maior investimento é feito no benefício disponibilizado aos consumidores recorrentes. Por outro lado, existe um grande potencial de retorno com o aumento da frequência dos clientes.

2. Clientes frequentes felizes

O cartão fidelidade é uma prática tão popular que, provavelmente, algum cliente já deve ter perguntado se o seu negócio disponibiliza. Isso acontece porque o consumidor se sente feliz ao ver que foi recompensado por sua fidelidade. Afinal, quem não gosta de um benefício extra e ter a sensação de que está fazendo um bom negócio? 

Clientes frequentes mais felizes.

3. Conhecer os clientes mais fiéis

Além de ser uma vantagem, também serve como uma dica! Com o cartão fidelidade, você consegue conhecer os clientes mais fiéis do seu negócio. Afinal, você vai poder visualizar as pessoas que vão resgatar o benefício depois de completar o cartão. Imagine se você passasse a registrar e identificar quem são essas pessoas?

Segundo o principio de Pareto, provavelmente 80% do seu lucro total vem de apenas 20% dos seus clientes. Portanto, ao se dedicar a conhecer essa pequena porcentagem e o que eles têm em comum. Você pode descobrir como atrair pessoas semelhantes e aumentar seus lucros futuros.

Desvantagens do cartão fidelidade

Apesar do cartão fidelidade de papel ter vantagens, é necessário também estar de olho nas desvantagens que essa estratégia apresenta. Entre as quais se destacam: dificuldade de controle, falta de dados estratégicos e experiência do cliente não personalizada. A seguir, veja cada uma delas!

1. Dificuldade de controle

Essa é uma das principais desvantagens do cartão fidelidade, pois pode atrapalhar sua operação e gerar uma experiência negativa para o seu cliente. Afinal, existem algumas situações que podem acontecer e contribuir para essa dificuldade, como o cliente esquecer ou perder o cartão fidelidade.

Dependendo de como funcionar sua operação, você também pode perder o controle de quantos resgates estão sendo efetuados. Bem como, não conseguir acompanhar os resultados dessa estratégia.

2. Falta de dados estratégicos

Esse ponto está bem relacionado com o anterior, pois uma estratégia de fidelização vai além de oferecer um benefício para os clientes fiéis. Pensando nisso, o cartãozinho dificulta o acesso a uma série de dados estratégicos que você poderia utilizar para estreitar o relacionamento com seus consumidores.

Imagine as oportunidades que você perde ao não ter dados básicos sobre os seus clientes. Como nome, telefone e data de nascimento por exemplo, ou por não conhecer o ciclo de compra deles.

3. Experiência do cliente não é personalizada

Você corre o risco de não agradar os diferentes perfis de pessoas que frequentam seu negócio. Isso pode acontecer pelo simples fato do cliente não poder escolher a recompensa oferecida pelo cartão ou por achar que pode demorar até o resgate.

Segundo o efeito gradiente de meta, à medida que as pessoas se aproximam da recompensa, elas aceleram seu comportamento para atingir o objetivo mais rapidamente. Ou seja, as pessoas são motivadas por quanto falta para atingir seu objetivo, não o quão longe elas foram

Portanto, uma recompensa que requer 10 compras pode desestimular seus clientes, principalmente os mais impacientes.

Como fazer o cartão fidelidade

Agora que você já conhece as vantagens e desvantagens do cartão fidelidade. Se liga nas principais dicas para te ajudar a ser bem-sucedido com essa estratégia:

1. Ofereça recompensas valiosas e relevantes

É uma etapa fundamental dessa estratégia, pois a recompensa vai impulsionar a aderência dos clientes ao cartão fidelidade. Oferecer uma porcentagem de desconto pode ser interessante e mais abrangente. 

Por outro lado, você pode escolher o produto que representa sua marca ou algum item novo do cardápio que quer divulgar e gerar experimentação.

2. Divulgue a novidade e apresente as regras com clareza

Afinal, é essencial ter regras claras e objetivas sobre como vai funcionar a pontuação no cartão fidelidade e resgate da recompensa. Aqui vale apostar no simples para não confundir ou desengajar os seus clientes. Ou seja, quanto mais objetivo e fácil de entender, melhor!

3. Dica especial

Lembra do efeito gradiente de meta e de que as pessoas se sentem mais desmotivadas quando estão muito longe de alcançar a recompensa?

Para contornar isso, você pode fornecer aos clientes um pequeno progresso em direção a meta. Assim eles ficarão muito mais motivados para completar o cartão fidelidade.

Por exemplo, se na primeira compra você der dois carimbos no cartão do cliente ao invés de um. Provavelmente, ele vai se sentir mais motivado a completar para receber o benefício mais rápido.

Em pesquisa feita com um lava-rápido, os cartões de fidelidade com carimbos extras foram resgatados 34% das vezes. Contra apenas 19% de resgate para os cartões em que nenhum crédito extra foi concedido.

Como fidelizar seus clientes sem as desvantagens do cartão?

Ufa! Esperamos ter te ajudado a entender se o cartão fidelidade vale a pena. Ele pode ser um bom primeiro passo para fidelizar seus clientes. Mas se você quer inovar e não está disposto a passar pelas desvantagens do cartão. Podemos te ajudar a entender qual a melhor estratégia de fidelização para o seu negócio através de uma consultoria gratuita.

Além disso, a Zygo tem a melhor ferramenta de fidelização de clientes! Com funcionalidades que vão desde a captação de informações estratégicas sobre seus clientes até a comunicação com eles por diferentes mídias e tipos de campanha. Quer saber mais?

Lembrou de alguém que também precisa ver essas dicas? Compartilhe esse artigo com algum amigo.

Até mais e boas vendas!

Artigos relacionados

Leave a Comment

Feito com ❤️ em Florianópolis
© 2020 Zygo Tecnologia.